Tribunal Superior Eleitoral empossa ministros indicados por Lula
Dois novos ministros nomeados por Lula tomam posse no TSE nesta terça-feira.

Na recente cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, dois novos ministros indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiram seus cargos na corte responsável pela organização das eleições no Brasil.
Um dos nomeados, a advogada Estela Aranha, foi escolhida por Lula a partir de uma lista tríplice composta exclusivamente por mulheres. Sua posse representa um marco na composição do tribunal, que agora conta com mais diversidade em sua composição.
Além de Estela Aranha, o ministro Floriano de Azevedo Marques também foi empossado durante a mesma cerimônia. Ele iniciará seu segundo mandato de dois anos como ministro efetivo do TSE. Conforme estabelecido na Constituição, cabe ao presidente da República a nomeação dos advogados que integram o TSE.
O tribunal é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, bem como seus respectivos substitutos. Durante o evento, Lula fez declarações sobre a utilização da dívida pública para políticas sociais, enfatizando a prioridade de alimentar a população brasileira, colocando-a acima de questões fiscais. Suas palavras representam uma posição firme em relação à importância da assistência social no país.
Outro ponto abordado foi a postura de Lula em relação às negociações sobre minerais raros, destacando a postura de não permitir explorações abusivas, em contraponto a possíveis acordos de cooperação com os Estados Unidos mencionados por um ministro da Fazenda.
A posse dos novos ministros no TSE reforça a importância da diversidade e renovação nos órgãos judiciais do país, além de evidenciar a responsabilidade do presidente na escolha dos profissionais que irão compor o tribunal responsável por garantir a lisura e eficiência do processo eleitoral brasileiro.
Fonte: Divulgação