Agora Piauí

Vendas do Varejo estão 10,5% acima do pré-pandemia, revela IBGE

Saiba como o varejo se posiciona 10,5% acima do nível pré-pandemia, segundo IBGE.

Por Redação
Foto: • d3sign/Getty Images • d3sign/Getty Images
• d3sign/Getty Images

Segundo dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo atingiu em março um patamar 10,5% acima do registrado em fevereiro de 2020, período pré-pandemia de COVID-19.

A pesquisa também apontou que no varejo ampliado, que contempla atividades como veículos, material de construção e atacado alimentício, as vendas estão operando 8,1% acima do período pré-pandemia. Dentre os segmentos analisados, artigos farmacêuticos, veículos, supermercados, combustíveis e material de construção se destacam por operarem acima do nível pré-crise sanitária.

Em números, o segmento de artigos farmacêuticos registra um crescimento de 38,2% em relação ao patamar pré-crise, seguido por veículos com 15,3%, supermercados com 13,6%, material de construção com 10,6% e combustíveis e lubrificantes com 7,6% de aumento.

Por outro lado, há setores que ainda não conseguiram recuperar totalmente o nível de vendas pré-pandemia. Produtos como outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,3%), móveis e eletrodomésticos (-3,5%), equipamentos de informática e comunicação (-9,4%), tecidos, vestuário e calçados (-16,9%) e livros e papelaria (-43,9%) apresentam números abaixo do período de fevereiro de 2020.