Agora Piauí

Vendas em destaque: Ranking de empregos em alta no Brasil

LinkedIn revela os cargos mais procurados e a evolução das profissões de vendas no mercado

Por Redação
Foto: Divulgação (Sundry Photography/Getty Images)
(Sundry Photography/Getty Images)

O levantamento “Empregos em Crescimento” do LinkedIn destaca 4 cargos na área comercial entre os 10 empregos em alta no segundo trimestre de 2025: vendedor(a), consultor(a) de vendas e executivo(a) de vendas. Desde o escambo na Pré-História até as vendas digitais, o cargo de vendedor sempre teve a missão de conectar necessidades a soluções.

As funções mais procuradas no Brasil, segundo o LinkedIn, no segundo semestre incluem Engenheiro(a) de Software, Vendedor(a), Consultor(a) de Vendas, Atendente de Loja, Analista Financeiro, Assistente Administrativo(a), Analista de Dados, Gerente de Projetos, Executivo(a) de Vendas e Analista de Marketing. Essa tendência também se reflete em mercados globais, como África do Sul, Alemanha e Reino Unido.

Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, destaca: “Essa valorização de cargos da área comercial reflete uma demanda mundial por profissionais que atuam na geração de receita e relacionamento com clientes.”

Habilidades em Destaque

Para se destacar em vendas hoje, é essencial unir competências técnicas, digitais e interpessoais. A capacidade analítica, familiaridade com ferramentas de CRM e automação, juntamente com uma comunicação clara, empática e persuasiva, são essenciais para gerar resultados impactantes. A construção de relacionamentos sólidos é um diferencial competitivo nesse mercado.

O Futuro das Profissões

O mercado de trabalho está passando por uma transformação estrutural, com novas funções e exigências de competências em constante evolução. O LinkedIn projeta que 65% das habilidades exigidas hoje mudarão até 2030, destacando a importância da adaptação contínua diante desse cenário. No Brasil, funções como diretor(a) de receita, especialista em geração de leads, engenheiro(a) de segurança de processo e analista de sustentabilidade estão entre as que mais crescem, valorizando profissionais preparados para ambientes dinâmicos e em constante transformação.