Agora Piauí

Yduqs promove IV Fórum ESG com programação gratuita

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Grupo educacional é reconhecido por diversas iniciativas da agenda ESG
Grupo educacional é reconhecido por diversas iniciativas da agenda ESG



No próximo dia 29 de outubro, a Yduqs promoverá sua principal agenda ESG do ano: o IV Fórum ESG – A Educação no Centro da Transformação, reunindo especialistas, professores, universitários e lideranças para debater os principais desafios ambientais, sociais e de governança da atualidade. Organizada em dez painéis, a programação conecta teoria e prática, proporcionando aprendizados e refletindo o compromisso da Yduqs com a sustentabilidade e a construção de um futuro mais justo e consciente. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no campus da Estácio em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, das 8h30 às 18h, e, para garantir que o conhecimento e os debates cheguem a um público ainda mais amplo, diversos encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do grupo educacional no YouTube. As inscrições presenciais e a programação completa do evento estão disponíveis no site: forumesgyduqs.replit.app/

Patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Fórum representa uma oportunidade ímpar para delinear os próximos passos em direção a um futuro mais promissor e oferecer experiências únicas alinhadas aos interesses de cada participante. 

Neste ano, a programação será dividida em dois espaços com ações simultâneas. No palco principal - Auditório, o EDUCA 2030 apresenta “Educação ESG: Formação, Liderança e Propósito”; o Instituto Yduqs trará o seu Programa de Transição de Carreiras com a presença de atletas olímpicos e paralímpicos; o CREA comandará os painéis “Brasil na COP30: Justiça Climática e Cidades Resilientes" e "Inovação e Sustentabilidade na Engenharia”; o IDOMED abordará o tema “Saúde Mental, Clima e Bem-Estar Estudantil”; e o STEMinas vai mostrar a força da representatividade feminina no painel “Mulheres na Engenharia”.
Já no Palco Aquário, a Estácio abordará o “O mercado de trabalho verde”; o Instituto Yduqs trará os “Novos Horizontes para Refugiados”, encontro que destacará o papel transformador da educação no processo de integração social de pessoas refugiadas no Brasil, e, em conjunto com o IDOMED, apresentará o “Mediversidade - Letramento Racial e o Futuro da Educação Médica” e o curta metragem “Corpo Preto”, obra produzida em parceria, que denuncia as desigualdades raciais no atendimento médico no Brasil. Já a Wyden, trará o debate sobre o tema "Eventos com Propósito: Como a cultura pode impactar positivamente as comunidades?" com representantes de empresas do setor.

"Neste ano, com o tema central ‘A Educação no Centro da Transformação’, temos uma oportunidade única de mobilizar o conhecimento e a experiência de nossos professores e alunos. Queremos compartilhar nossas iniciativas e soluções que realmente fazem a diferença na vida de milhões de estudantes e na comunidade ao redor de nossas instituições de ensino, como projetos extensionistas e programas liderados pelo Instituto Yduqs. O Fórum será uma vitrine do compromisso do grupo Yduqs com a educação sustentável e a transformação social na prática", afirma Claúdia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

A programação ainda inclui a entrega simbólica de certificados de proficiência em Língua Portuguesa, iniciativa do Instituto Yduqs que faz parte do programa do Educação Sem Fronteiras para o exercício pleno da cidadania e o reconhecimento formal de competências linguísticas de estrangeiros que buscam reconstruir a vida em um novo país. Além disso, o curso de Moda da Estácio vai promover uma exposição, realizar um desfile de moda com peças autoriais dos estudantes confeccionadas a partir de materiais reutilizados, e uma oficina de moda demonstrando a transformação de uma peça a partir da técnica upcycling.

O público presente também poderá aproveitar diversos serviços gratuitos como, análise facial e orientações sobre o uso de dermocosméticos e descarte sustentável de cosméticos, realizados pelo curso de Biomedicina; medição de glicemia e pressão arterial; orientação jurídica; avaliação nutricional e oficina de desidratação de frutas, legumes e verduras; ações de promoção à saúde com acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia; apresentação de projetos de inovação e sustentabilidade; atendimentos e distribuição de manual de boas práticas de gestão e governança para pequenos negócios; orientação sobre o armazenamento e descarte de radiografias para reciclagem; oficina de sabão ecológico; além de inscrições para o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, dentre outras ações. Já para as crianças, será possível conhecer e participar de atividades na Brinquedoteca da Estácio Nova Iguaçu.

O IV Fórum ESG da Yduqs contará com a presença de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ); Ana Lucia Melo, do Instituto Ethos; Graça Foster, engenheira, advogada e ex-presidente da Petrobras; Gabriela Almeida, Gerente Executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU; Cristovam Ferrara, Diretor de Valor Social da Globo; Daniel Calarco, Presidente do Observatório Internacional de Juventude, Diretor Internacional da LIESA e Conselheiro da Rede de Ação Climática da Juventude da UNESCO; Alexandre Vacchiano de Almeida, CEO da FASSER;  Raquel Carmo, líder do STEMinas; e Ronald Sorriso, Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal; entre outros.

A Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG no campo da Educação, trilhando um caminho consistente para práticas mais responsáveis e sustentáveis. Com o apoio do Instituto Ethos, Globo e do Pacto Global – Rede Brasil, o IV Fórum ESG – A Educação no Centro da Transformação também encerra uma série de encontros do grupo educacional que reuniram ideias e ações em parceria com as instituições de ensino Estácio, IDOMED, Ibmec e Wyden, com foco em temas diretamente relacionados à agenda da Conferência das Nações Unidas, a COP30, que será sediada pela primeira vez no Brasil, entre 10 e 21 de novembro em Belém.
 
Sobre a Yduqs

Um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil, com mais de um milhão de alunos, a Yduqs é também uma das empresas que mais investe em tecnologia e inovação no ensino. Vencedora do Prêmio Exame em Gestão de Pessoas de 2024; reconhecida como Empresa Líder em Sustentabilidade no ALAS20 2025 e, pelo segundo ano consecutivo, como empresa destaque no segmento de Educação na Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão; é a única organização do setor de educação listada entre as 100 companhias de destaque pelo Anuário de Integridade ESG 2025. Abriga o Instituto Yduqs e as organizações educacionais de alcance nacional, como Ibmec, IDOMED e Estácio, além de instituições regionais de alto padrão que estão reunidas sob a bandeira Wyden. Signatária do Pacto Global da ONU, a Yduqs é a única empresa de ensino do Brasil com rating AA, segundo a MSCI, agência de análise de riscos ESG com maior prestígio entre os investidores. 

Serviço

Evento: IV Fórum ESG – A Educação no Centro da Transformação
Data: 29 de outubro – das 8h30 às 18h
Programação e transmissão ao vivo: forumesgyduqs.replit.app/
Local: Campus Estácio – Rua Oscar Soares, 1.466 - Centro - Nova Iguaçu - RJ

Fonte: Direto da Redação