Acesso gratuito: Nova parabólica digital beneficiará 120 mil famílias no PI
Saiba como famílias de 25 municípios no Piauí podem receber parabólica gratuitamente.

No estado do Piauí, cerca de 120 mil famílias em 25 municípios estão aptas a receber a nova parabólica digital de forma gratuita. Os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) têm a oportunidade de agendar a instalação desse equipamento por meio do site ou número de WhatsApp do programa Brasil Antenado.
A instalação, que inclui o fornecimento do kit digital, é totalmente gratuita. Esse projeto do Ministério das Comunicações, executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), tem como objetivo garantir o acesso à TV aberta e gratuita para a população de menor renda, especialmente nas regiões com sinal de televisão precário ou inexistente.
Segundo Leandro Guerra, CEO da EAF, a iniciativa busca atender à parcela da população que carece de sinal de televisão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 18% das residências piauienses não recebiam sinal analógico ou digital da TV aberta no ano passado.
O novo equipamento oferece acesso gratuito a mais de 100 canais, com som e imagem em alta definição, além de proporcionar maior estabilidade de sinal. No Piauí, quase 120 mil famílias inscritas no CadÚnico têm a possibilidade de solicitar o benefício, especialmente aquelas que não foram contempladas pelo programa Siga Antenado.
Os 25 municípios piauienses atendidos são: Acauã, Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Baixa Grande do Ribeiro, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Colônia do Gurguéia, Curimatá, Currais, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, Júlio Borges, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Queimada Nova, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, São Gonçalo do Gurguéia e Tamboril do Piauí.