Anvisa apreende lotes falsos de Mounjaro e Opdivo
Lotes falsificados de medicamentos são retirados do mercado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a apreensão de lotes falsificados de dois medicamentos importantes: o Mounjaro e o Opdivo. A ação foi divulgada na quinta-feira (4) e visa proteger a saúde pública ao impedir a comercialização desses produtos adulterados.
Segundo a Anvisa, a venda, distribuição e uso do lote 082024 do Mounjaro estão proibidos. Esse lote foi fabricado por uma empresa desconhecida, após a Eli Lilly, responsável pelo medicamento original, informar que não produziu o lote em questão.
O Opdivo, utilizado no tratamento de câncer, também teve um lote identificado como falsificado. O lote ACS1603 foi produzido por uma empresa não autorizada, conforme comunicado pela Bristol-Myers Squibb, fabricante legítima do produto. Diante disso, a Anvisa determinou a apreensão e proibiu a comercialização e uso do lote.
A agência destaca que, por serem falsificados, esses produtos não oferecem nenhuma garantia quanto ao seu conteúdo, origem ou qualidade. Portanto, não devem ser utilizados sob nenhuma circunstância.
Consumidores que identificarem os lotes falsos são orientados a informar a Anvisa através dos canais de atendimento disponíveis. A agência reforça a importância de relatar esses casos para evitar riscos à saúde.
Além dessa ação, a Anvisa recentemente proibiu a comercialização de outras tecnologias de saúde, como um anel que mede glicose sem picada e versões manipuladas de semaglutida, usada no Ozempic.
Fonte: Divulgação