Agora Piauí

Atendimentos da Carretinha da Saúde começam em janeiro de 2026

Serviço atenderá crianças no sul e norte do Piauí em 2026.

Por Redação
Foto: Ascom Sesapi Atendimento feito na Carretinha da Saúde.
Atendimento feito na Carretinha da Saúde.

A Carretinha da Saúde dará início aos seus atendimentos nas regiões do sul e norte do Piauí a partir de janeiro de 2026. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou o cronograma que orienta os municípios sobre as datas de atendimento, oferecendo assistência especializada para crianças.

No sul do estado, o projeto começará pelo território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Os municípios atendidos nos primeiros dois meses de 2026 serão: Brejo do Piauí (13 a 16 de janeiro), Canto Buriti (19 a 23 de janeiro), Pajeú do Piauí (27 a 30 de janeiro), Pavussu (2 a 6 de fevereiro) e Rio Grande (9 a 13 de fevereiro).

Já na região norte, os atendimentos terão início no território Entre Rios, abrangendo Coivaras de 19 a 22 de janeiro, Altos de 26 a 30 de janeiro e José de Freitas de 10 a 26 de fevereiro.

“Os cronogramas permitem que os municípios se preparem e possam encaminhar as crianças que precisam do acompanhamento dos serviços da carretinha, permitindo que todos tenham o acesso devido a assistência especializada que o programa promove”, afirma Paula Martins, coordenadora de monitoramento e avaliação do projeto Carretinha da Saúde na Sesapi.

A Carretinha da Saúde é uma ação integrante do Pacto Pelas Crianças do Piauí, gerida pela Sesapi, e se destaca como uma das maiores estratégias de cuidado à primeira infância no estado. A iniciativa oferece serviços de odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia para crianças de 0 a 6 anos por todo o Piauí.

Nos últimos três anos, o projeto impactou mais de 55.900 crianças em 107 municípios. De acordo com Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, "Essa vem sendo uma estratégia bastante efetiva, são mais de 55 mil atendimentos dando uma melhor qualidade de vida por meio da assistência especializada para os pequenos piauienses. Vamos continuar melhorando a qualidade de vida das nossas crianças com um serviço de qualidade”.

Para acessar os serviços oferecidos pela Carretinha da Saúde, é necessário que os pais ou responsáveis participem da triagem realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde em suas localidades.