Agora Piauí

Atendimentos do Procon Alepi garantiram acordos com 80% de desconto

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução/ALEPI Atendimentos garantiram acordos vantajosos para consumidores
Atendimentos garantiram acordos vantajosos para consumidores

A Primeira edição do programa Alepi Cidadania, que levou a Justiça Itinerante para a Assembleia Legislativa do Piauí, levou cidadania à população, superando expectativas.  Só em acordos fechados intermediados pelo Procon Alepi e a Equatorial foi alcançado um índice de 81% de redução de débitos para a quitação.

“Conseguimos ótimos acordos junto à Equatorial. Débitos de R$ 65 mil foram reduzidos para R$ 12 mil, parcelados na própria fatura”, destacou André Soares, assessor jurídico do Procon Alepi.

A ação foi realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, na Esplanada do Legislativo, e marcou as comemorações dos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, integrando as ações do Programa Avança Alepi. Pelo Procon Alepi foram registrados 95 atendimentos e em 1.700 atendimentos ao todo.

Criado há mais de duas décadas, o Justiça Itinerante oferece gratuitamente serviços como divórcio consensual, retificação de registros de nascimento e realização de casamentos comunitários. O objetivo é aproximar o Judiciário da população e facilitar o acesso a direitos fundamentais.


Casamento comunitário e serviços do Procon



Na ação realizada na Alepi, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a realização de um casamento civil comunitário em parceria com cartórios, previsto para novembro.



O Procon Alepi disponibilizou serviços de atendimento direto com a Equatorial Piauí, possibilitando negociações de dívidas e abertura de reclamações sobre golpes virtuais, empréstimos fraudulentos e outras demandas dos consumidores.

Resultados e próximos passos

Segundo André Soares, os 95 atendimentos registrados corresponderam às expectativas e mostram a efetividade da iniciativa. Ele adiantou ainda que será assinado em breve um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Tribunal de Justiça do Piauí, garantindo que as ações da Justiça Itinerante passem a ocorrer quinzenalmente na Alepi.

 
 

A medida faz parte do planejamento estratégico do Programa Avança Alepi, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio, visando aproximar o Legislativo dos cidadãos e fortalecer a oferta de serviços públicos.

Fonte: ASCOM/ALEPI