Agora Piauí

Atendimentos nos Espaços da Cidadania superam 665 mil em 2023

Aumento em setembro destaca a emissão de documentos no Piauí.

Por Redação
Foto: Secom/PI Atendimento no Espaço da Cidadania.
Atendimento no Espaço da Cidadania.

Os Espaços da Cidadania no estado do Piauí já realizaram mais de 665 mil atendimentos em 2023. Em setembro, houve um aumento expressivo, com quase 90 mil pessoas atendidas. O serviço mais procurado foi a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Conceição Santana, diretora de Atendimento ao Cidadão da Secretaria da Administração (Sead), destacou que o aumento nos atendimentos está relacionado à nova Instrução Normativa. Esta medida desobrigou a apresentação da certidão de nascimento ou casamento atualizada, facilitando o acesso aos serviços.

Além da emissão da CIN, outros serviços muito solicitados incluem os oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pela Águas de Teresina, pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A Sead, que gerencia os Espaços da Cidadania, mantém atualmente 65 unidades em funcionamento por todo o Piauí. Em Teresina, a capital, há seis unidades localizadas em diferentes pontos estratégicos, como no Teresina Shopping e no Grand Shopping Dirceu, além de outras na sede da Sead e no Polo Piauí Center.

Em algumas cidades, as unidades funcionam em parceria com o Judiciário local, através do programa Justo Acesso, ampliando ainda mais o alcance dos serviços prestados e facilitando o acesso da população às suas necessidades.