Agora Piauí

BC impõe veto a pagamentos para contas suspeitas de fraude

Norma do BC proíbe transações com contas sob suspeita de fraude

Por Redação
Foto: REUTERS/Adriano Machado Sede do Banco Central, em Brasília - 17/12/2024
Sede do Banco Central, em Brasília - 17/12/2024

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira, a aprovação de uma norma que obriga as instituições financeiras a rejeitarem transações de pagamento destinadas a contas que tenham suspeitas fundadas de envolvimento em fraudes.

Essa medida abrange todas as transações realizadas através de qualquer instrumento de pagamento e já está em vigor. As instituições financeiras deverão ajustar seus sistemas até o dia 13 de outubro para garantir o cumprimento da norma.

Avaliação de Fraudes

Para determinar se uma conta está envolvida em fraudes, os bancos deverão utilizar informações provenientes de sistemas eletrônicos e bases de dados, sejam elas de caráter público ou privado, conforme orientações do Banco Central.

Essa decisão está alinhada com as ações recentes do BC, que visam fortalecer os processos e protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional. As medidas foram impulsionadas pela necessidade de conter o envolvimento do crime organizado em ataques a instituições financeiras e de pagamentos.

Impactos no Mercado

Além das alterações no sistema bancário, essa norma pode ter reflexos nas operações de mercado. Em eventos paralelos, os índices futuros dos EUA registraram crescimento após a divulgação do CPI, influenciando a Bolsa e o comportamento do dólar e juros nesta quinta-feira.