Cuidados com a saúde da visão na terceira idade exigem atenção e acompanhamento
O envelhecimento traz uma série de mudanças naturais no corpo humano, e a visão é uma das áreas mais afetadas. Algumas doenças oculares são mais comuns em idosos, mas com o diagnóstico precoce e o acompanhamento com o médico especialista podem ser controladas ou tratáveis, evitando a perda da visão.
De acordo com o oftalmologista Artur Pereira Filho, do Vilar Hospital de Olhos, as principais doenças que acometem a população idosa são o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a catarata senil. “O glaucoma é uma doença muito séria, causada pelo aumento da pressão ocular, que pode levar à perda irreversível da visão. Já a degeneração macular atinge o fundo do olho, afetando a retina, enquanto a catarata é o embaçamento natural da lente ocular, bastante comum no envelhecimento”, explica.
O tratamento do glaucoma, segundo o especialista, é baseado principalmente no uso de colírios hipotensores oculares. “Esses medicamentos são muito eficientes no controle da pressão do olho. Quando o colírio não é suficiente, existem opções de tratamento a laser e também cirúrgicas”, destaca o médico, ressaltando que o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular permitem que o paciente mantenha uma boa visão ao longo da vida.
No caso da degeneração macular, o tratamento envolve exames periódicos e o uso de polivitamínicos, podendo incluir ainda terapias a laser e intervenções cirúrgicas, conforme o quadro de cada paciente. Já a catarata tem na cirurgia seu principal e mais eficaz tratamento. “Hoje é um procedimento moderno, seguro e eficiente na recuperação da visão aliado a tecnologias de ponta”, afirma o Dr. Artur.
O médico reforça que o cuidado com a visão deve começar muito antes da terceira idade. “A consulta com o oftalmologista deve ser feita desde o nascimento. O acompanhamento ao longo da vida é fundamental para o diagnóstico precoce de várias doenças e para a manutenção de uma boa saúde ocular”, orienta.
Com os avanços da medicina oftalmológica e o acesso a diagnósticos e tratamentos modernos, é possível envelhecer com qualidade de vida e preservação da visão, desde que os cuidados preventivos e o acompanhamento profissional façam parte da rotina.
Fonte: Direto da Redação