Agora Piauí

Detenções por embriaguez ao volante chegam a 210 em 2025 no Piauí

PRF reforça fiscalização com aumento de casos de alcoolemia.

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação/PRF Três pessoas foram detidas por embriaguez ao volante durante o último final de semana.
Três pessoas foram detidas por embriaguez ao volante durante o último final de semana.

Em 2025, o Piauí já contabiliza um total de 210 detenções por embriaguez ao volante, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A infração pode resultar em multa, retenção do veículo, perda do direito de dirigir e prisão de seis meses a três anos.

No último sábado (13), três motoristas foram detidos por dirigir embriagados na BR-316, no Piauí. Um dos casos envolveu uma tentativa de fuga na cidade de Alegrete do Piauí, mas o condutor foi alcançado e autuado pelos agentes da PRF.

Até agora, quase 110 mil testes de bafômetro foram realizados pela PRF em 2025. Embora não seja obrigatório, cerca de 1.400 pessoas recusaram o teste neste ano, que mede a quantidade de álcool por litro de ar nos pulmões.

"A embriaguez ao volante pode ser classificada como infração de trânsito ou crime, dependendo do resultado do bafômetro. Testes que indicam 0,33ml ou menos são apenas infrações, enquanto valores superiores configuram crime, com penalidades mais severas. A recusa ao teste também resulta em multa e autuação", explica o inspetor Wenes Alexandre.

O inspetor também destacou que as fiscalizações tendem a aumentar durante as festas de final de ano, prevendo um crescimento nos registros.

Comparado a 2024, houve um aumento de 20% nos casos de alcoolemia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. Até agora, 1.853 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados nas estradas do Piauí.

Fonte: Divulgação