Agora Piauí

Eclipse lunar total: Transmissão ao vivo para o Brasil

Assista ao Eclipse Lunar Total mais longo de 2025 e saiba como acompanhar a "Lua de Sangue

Por Redação
Foto: Divulgação Eclipse Lunar da Lua de Sangue será visível neste mês e terá transmissão ao vivo no Brasil (Freepik)
Eclipse Lunar da Lua de Sangue será visível neste mês e terá transmissão ao vivo no Brasil (Freepik)

Em setembro de 2025, teremos a oportunidade de testemunhar um dos eventos astronômicos mais marcantes do ano: o eclipse lunar total mais longo do ano. Com uma duração prevista de 82 minutos, a Lua será completamente coberta pela sombra da Terra, assumindo a tonalidade avermelhada característica da "Lua de Sangue".

Onde assistir ao Eclipse Lunar Total em 2025?

O eclipse de setembro será visível em várias partes do mundo, com destaque para países da Europa, África, leste da Austrália e Nova Zelândia. O evento terá início às 15h28 GMT (12h28 no horário de Brasília) e se estenderá até às 20h55 GMT (17h55 no horário de Brasília), com o momento mais esperado, a fase avermelhada, ocorrendo entre 17h30 e 18h52 GMT (14h30 e 15h52 no horário de Brasília).

No entanto, no Brasil, a observação direta não será possível. Mas, para os interessados, o Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo do eclipse no YouTube, permitindo que todos acompanhem esse espetáculo cósmico.

O que ocorre durante um Eclipse Lunar Total?

Um eclipse lunar total acontece quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. Isso resulta na coloração avermelhada da Lua devido à filtragem da luz solar pela atmosfera terrestre. O fenômeno é composto por diferentes fases, desde a entrada na sombra parcial até o retorno à aparência normal após a fase total.

Por que a Lua adquire tonalidade avermelhada?

A tonalidade avermelhada durante um eclipse lunar total é resultado da luz solar que atravessa a atmosfera terrestre e é dispersa. A filtragem da luz azul e verde faz com que apenas os tons avermelhados alcancem a Lua, refletindo-se de volta para nós. Assim, a "Lua de Sangue" surge no céu, variando de laranja a vermelho profundo conforme as condições atmosféricas.