Agora Piauí

Frei que atrai milhões de fiéis na Internet receberá título de cidadania

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução/ALEPI Homenagem a Frei Gilson foi apresentada pela deputada Vanessa Tapety e aprovada em plenário
Homenagem a Frei Gilson foi apresentada pela deputada Vanessa Tapety e aprovada em plenário

O Projeto de Decreto Legislativo apresentado pela deputada Vanessa Tapety (MDB), que prevê a concessão de título de cidadania ao paulistano Gilson da Silva Pupo Azevedo, mais conhecido como Frei Gilson, foi aprovado em plenário. Ainda não há uma data para a vinda do religioso ao Piauí para receber a honraria.


 

Frei Gilson é conhecido por seu carisma, qualidade musical e pela condução de particularidades ao vivo de orações na madrugada, impactando milhões de pessoas pelo Brasil, especialmente durante os períodos de Quaresma. Sua jornada inclui experiências na periferia, superação pessoal, e uma forte presença digital, sendo um dos religiosos mais seguidos do país atualmente.


“Mesmo à distância, Fred Gilson é um homem que está sempre presente nas nossas vidas. Suas palavras, pregações, canções chegam diariamente aos lares por meio de suas redes sociais, da internet, fortalecendo a fé e confortando os corações e aproximando as pessoas de Deus”, afirma a autora da proposta lembrando ainda que o Piauí é o estado com o maior número de católicos do país.


Será o segundo título de cidadania no Nordeste que o frei receberá, a mesma homenagem foi proposta pela Assembleia da Paraíba.

Trajetória de Frei Gilson

1986: Nasce Gilson da Silva Pupo Azevedo em São Paulo, capital, em 17 de dezembro, filho de pais separados e criados na favela de Paraisópolis.

1997-2000 : Durante a adolescência, tem contato com a música ao aprender violão, influenciado pela mãe, que liderava um grupo de oração na comunidade. Sua conversão cristã acontece por volta dos 13 anos.

2004 : Aos 18 anos, ingressa na vida religiosa, ingressando na Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.

2013 : Após nove anos na vida religiosa, é ordenado sacerdote em 7 de dezembro, aos 27 anos.

2014 : Assume a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Santo Amaro (SP), função que exerce por nove anos, até 2023.

2015-2023 : Lidera o ministério musical Som do Monte, lançando álbuns de grande alcance como “Salvos Pela Cruz” (2015), “Santo Sacrifício” (2016), “Redenção” (2017), “Acústico Som do Monte” (2018), “Eu Vou Crer em Ti” (2018), “Revival Night” (2019), “A Hora Milagrosa” (2020), “Não Há Mais Vendaval” (2021) e “Frei Gilson In Concert” (2023).

2016 : Inicia postagens e avanços no YouTube, alcançando rapidamente grande público e celebrando músicas e mensagens de fé.

2019 : Reunião de mais de 8 mil pessoas em apresentação em São Carlos, interior de São Paulo.

2022 : Consolida-se como influência digital, alcançando 3 milhões de seguidores tanto no YouTube quanto no Instagram, principalmente graças aos benefícios da oração do rosário às 4h da manhã, durante a Quaresma.

2023 : Passa a se dedicar integralmente às missões de evangelização em redes sociais e no grupo Canção Nova. Realiza apresentação para mais de 10 mil pessoas em Vicentina (MS) e é atração em São João de Caruaru.

2024 : Marca um recorde nas específicas da Quaresma de São Miguel, com cerca de 700 mil pessoas simultaneamente em lives, e encerra evento com 50 mil pessoas presencialmente em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova.

2025 : Supera a marca de 1 milhão de pessoas simultâneas na transmissão do rosário durante a Quaresma, tornando-se referência nacional em evangelização online e ao vivo nas madrugadas.

Fonte: ASCOM/ALEPI