Moradores de Marcolândia adotam roupas de frio para enfrentar baixas temperatura
População da cidade se prepara com agasalhos e toucas para lidar com o frio intenso.
Marcolândia, localizada a 422 km ao Sul de Teresina, tem surpreendido seus moradores com temperaturas abaixo dos 20°, durante o dia, obrigando todos a tirarem os agasalhos e edredons do armário para se protegerem do clima gelado. A região, conhecida como "terra dos ventos", tem registrado nos últimos dias sensações térmicas entre 18° e 19°.
A solução encontrada pelos habitantes da cidade tem sido recorrer a calças, casacos e toucas para enfrentar o inverno rigoroso. O setor de confecções local tem visto um aumento de até 30% nas vendas, especialmente de edredons e camisas de frio, que se destacam como os itens mais procurados. Em entrevista à TV Clube, a vendedora Danielle Cruz destacou o sucesso das roupas de inverno.
Além das vestimentas, os moradores da região têm buscado conforto em café quente e caldos para aquecer o corpo. Segundo a comerciante Maria Lopes, é comum ver as pessoas frequentando os trailers locais em busca de cobertores adicionais para se protegerem do frio intenso.
Maria Lopes, que aprecia o clima mais frio da cidade, afirma preferir o inverno ao calor. Para ela, basta vestir uma blusa e uma calça para se prevenir do frio, diferente do calor, que não é sua preferência.
A climatologista Sara Cardoso explicou que as baixas temperaturas na região estão diretamente ligadas aos ventos constantes e ao relevo elevado, a mais de 750 metros acima do nível do mar. O inverno no hemisfério sul e uma massa de ar fria e seca têm contribuído para a queda acentuada nas temperaturas.