Agora Piauí

Paraguai celebra classificação à Copa 2026 com feriado

Após 16 anos, Paraguai volta à Copa e decreta feriado nacional.

Por Redação
Foto: Divulgação / InfoMoney Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

O Paraguai está em festa após garantir sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. O presidente do país, Santiago Peña, declarou feriado nacional nesta sexta-feira para comemorar o feito da seleção masculina. O time paraguaio assegurou a vaga na noite de quinta-feira, durante a penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para o próximo Mundial, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México.

O feriado foi decretado para celebrar o fim de um longo jejum do Paraguai em Copas do Mundo. A seleção não participa do torneio desde 2010, quando a competição foi realizada na África do Sul. Naquele ano, o Paraguai participou de seu quarto Mundial consecutivo, mas não conseguiu manter o mesmo desempenho nas edições seguintes.

Nas redes sociais, o presidente Santiago Peña expressou seu entusiasmo com a classificação: "Foram necessários 16 anos desde a nossa última qualificação… 16 anos sem ouvir o nosso hino num Mundial. Obrigado, Albirroja! Hoje, a Albirroja voltou. Voltou com alma, coração e toda a garra guaraní”.

Peña ressaltou a importância do momento para o país ao anunciar a folga: “Este é um sonho realizado para todos os paraguaios e, por isso, AMANHÃ É FERIADO, para que todos os paraguaios possamos celebrar juntos! Voltamos à Copa do Mundo e todos nós comemoramos!”

A classificação foi confirmada apesar do empate sem gols com o Equador, em casa, na quinta-feira à noite. A vitória da Argentina sobre a Venezuela por 3 a 0 colaborou para que os paraguaios garantissem sua vaga, impedindo que a Venezuela continuasse na disputa. Atualmente, o Paraguai ocupa o sexto lugar na tabela e ainda pode subir na classificação na rodada final, que ocorrerá na próxima terça-feira.