Polícia Federal combate fraude milionária no INSS no Maranhão
Operação desarticula esquema de fraude em benefícios do INSS.
A Polícia Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (11) para combater uma fraude milionária envolvendo benefícios do INSS no Maranhão. A ação incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados.
No ano passado, em abril, as investigações apontaram um grupo criminoso que atuava aliciando idosos, inclusive aqueles em situação de rua, para se passarem por beneficiários do INSS. Este esquema envolvia a criação de documentos falsos, que eram utilizados para enganar instituições bancárias e realizar saques dos benefícios reais.
Os cálculos da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) indicam que o prejuízo inicial alcança cerca de R$ 1,45 milhão. Este montante refere-se a sete benefícios assistenciais que foram identificados como parte do esquema fraudulento.
A operação da Polícia Federal é uma tentativa de desarticular esse grupo e impedir que continuem a realizar atividades ilegais que impactam diretamente os recursos previdenciários e a segurança financeira dos beneficiários do INSS.