Rebaixamento marca Acadêmicos de Niterói no carnaval do Rio
Escola homenageou Lula, mas terminou na última colocação.
A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não obteve o desempenho esperado no Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação ficou em último lugar entre as 12 participantes do Grupo Especial. Com isso, foi rebaixada e participará da Série Ouro em 2027, a segunda divisão do Carnaval carioca.
A apuração, realizada na tarde de quarta-feira, 18, mostrou que a Acadêmicos de Niterói permaneceu na última posição desde o início, com o quesito comissão de frente. Finalizou com 264,6 pontos, quase três pontos atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel, que somou 267,4 pontos, ficando em 11º lugar.
O tema apresentado pela escola na Marquês de Sapucaí foi “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O samba teve como autores Teresa Cristina, André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Júnior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr.
Esse foi o primeiro desfile da Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial, ocorrido na noite de domingo, 15. Entretanto, a Unidos do Viradouro, também com raízes em Niterói, sagrou-se campeã, mostrando a competitividade do evento.
A homenagem ao presidente Lula foi alvo de críticas e denúncias de propaganda eleitoral antecipada. Políticos alegaram que a transmissão ao vivo pela TV Globo poderia favorecer eleitoralmente o presidente, que se posiciona como candidato à reeleição em outubro.
Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro e pré-candidato à Presidência pelo Partido Liberal, anunciou planos de denunciar a Acadêmicos de Niterói ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o desfile, além dos elogios a Lula, a escola apresentou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ironizou o conceito de famílias conservadoras.
Fonte: Divulgação