Revolução no Surfe: Brasil pode ter recorde de megaonda
Ciclone gerou ondas de 15 metros em cenário histórico no surfe

Um marco histórico para o surfe nacional pode ter sido estabelecido com a passagem de um ciclone extratropical ao largo da costa de Santa Catarina. Surfistas e especialistas acreditam que duas ondas formadas em 30 de julho, na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC), podem ter atingido impressionantes 15 metros de altura.
Análise para Confirmar o Recorde
A Big Waves Brasil (BWB) solicitou a um oceanógrafo a análise para validar o possível recorde. Thiago Jacaré, fundador da BWB e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), menciona que o recorde anterior, também na Laje da Jagua, era de 14 metros.
A "Nazaré Brasileira"
Comparada à vila de Nazaré, em Portugal, famosa por suas ondas gigantes, a Laje da Jagua é conhecida como a "Nazaré brasileira". Essa formação rochosa submarina faz com que as ondas cresçam significativamente ao se aproximarem da costa.
Desafio Épico dos Surfistas
Com a previsão de ondas gigantes devido ao ciclone extratropical, os surfistas Marco Polo e Lucas Chumbo se deslocaram até Santa Catarina. A magnitude da energia do ciclone impressionou até mesmo os mais experientes: “Entrou esse ciclone com uma magnitude de energia que eu nunca tinha visto”, relata Jacaré.
No intuito de encontrar o "swell" perfeito, termo que se refere às ondas formadas em tempestades distantes que percorrem longas distâncias até chegar à praia, os surfistas navegaram cerca de 5 quilômetros mar adentro em busca da onda ideal. Uma verdadeira missão épica em meio a ciclones, ventos intensos e um mar colossal.
Novo Recorde em Análise
O oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, encontra-se analisando os dados para confirmar o possível novo recorde estabelecido. A expectativa é de que os resultados sejam divulgados nos próximos dias, trazendo consigo a confirmação desse feito extraordinário no surfe nacional.
Enquanto aguardamos ansiosamente pelo desfecho dessa história, confira as imagens fascinantes de Lucas Chumbo desbravando a gigantesca onda, registradas pelo talentoso fotógrafo e bombeiro militar Gabriel Gomes.