Rotary Club Teresina Piçarra promove oportunidade de intercâmbio para estudantes

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio do Rotary Club Teresina Piçarra até o dia 30 de setembro. Mundialmente reconhecido, o projeto dá a oportunidade de jovens entre 15 e 17 anos de ampliarem seus horizontes e desenvolverem habilidades sociais e educativas em outros países, por meio da imersão e convivência social.
Atualmente, o clube piauiense, pertencente ao distrito rotário 4490, divide em torno de 15 vagas com outros Rotary Clubs dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. A parceria envolve países como Canadá, Estados Unidos, Taiwan e algumas nações europeias.
Representante oficial do intercâmbio do Rotary Club no Piauí e vice-chairwoman, Minervina Menezes, explica sobre os objetivos do programa: “Nós denominamos nossos jovens de embaixadores, porque eles devem ter uma atuação social ativa, promover a paz e justiça e desenvolver valores como empatia, responsabilidade e liderança durante sua estadia no exterior”, comenta.
“É necessário que nossos intercambistas sigam nossas diretrizes. Antes da viagem, eles passam por um treinamento com orientações, aprendem a língua nativa do país, frequentam a escola local e contribuem com a comunidade por meio de ações socioculturais”, descreve a vice-chairwoman.
A estudante piauiense e ex-intercambista Tainá Pantaleão ficou mais de 10 meses na Bélgica através do programa de intercâmbio do Rotary Club Teresina Piçarra e detalha sua experiência: “Vivenciei momentos cheios de riquezas culturais e fiz amizades por todo o mundo. Pude apresentar diversos aspectos sobre a cultura piauiense e brasileira, além de expandir o conhecimento das pessoas sobre nossa terra e língua. Ensinei muito português para a família belga que me recebeu tão bem”, ressalta.
O processo seletivo permite que qualquer jovem dentro da faixa etária possa participar, sendo necessário a entrega dos formulários presentes no site https://www.ryed4490.com.br/ juntamente com a documentação necessária para o e-mail [email protected] até a data limite. Para mais informações entre em contato com a 1ª Vice-Chairwoman, Minervina Menezes, por meio do número (86) 99419-7785.
* Famílias também podem receber jovens de outros países
Além de promover a ida de jovens piauienses para o exterior, o Rotary Club também recebe intercambistas em terras teresinenses. Nesta última semana, cinco estudantes advindos da França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Taiwan desembarcaram e iniciaram sua estadia na capital.
O médico oftalmologista e membro do Rotary Club Teresina Piçarra, Samuel Gonçalves, recebeu em sua casa a estudante belga Sana Laïs, e relatou sobre o enriquecimento cultural advindo da hospitalidade: “É uma experiência muito enriquecedora. Meus pais moraram na França e, agora recebendo a Laïs tive a oportunidade de conversar em francês por várias horas. Esse contato é valioso principalmente para os mais jovens, como minhas filhas, que serão intercambistas futuramente”, comenta.
Samuel também chama a atenção para a necessidade de candidatura das famílias brasileiras para receberem novos intercambistas: “É de fundamental importância nesse processo, pois permite também que um brasileiro possa ter essa oportunidade de ir ao exterior. É algo muito valioso, pois envolve um elo de pertencimento e segurança entre as famílias de diferentes nações”, pontua.
Fonte: Direto da Redação