Agora Piauí

SDU Norte realiza operação integrada para coibir tráfego de caminhões sem lonas

Por Direto da Redação
Foto: Foto: Ascom SDU Norte) SDU Norte realiza operação integrada (Foto: Ascom SDU Norte)
SDU Norte realiza operação integrada (Foto: Ascom SDU Norte)

Uma operação integrada realizada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), o programa Lixo Zero da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) e a Guarda Civil Municipal de Teresina, está reforçando a fiscalização de caminhões que trafegam sem lona na zona Norte de Teresina. Já é a segunda ação dessa natureza e outras mais serão realizadas.

A medida tem como principal objetivo garantir a segurança nas vias públicas. Durante a operação, foram flagrados caminhões circulando sem a devida cobertura da carga, prática que pode provocar:
• Derramamento de areia, brita e entulho nas vias;
• Sujeira e obstrução das ruas;
• Risco de acidentes envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres;
• Danos ambientais e transtornos à população.

Além de comprometer a limpeza urbana, o material espalhado na pista pode causar derrapagens, colisões e prejuízos, como explica Altino Álex, coordenador do Programa Lixo Zero. “Estamos trabalhando em conjunto, além do Código de Postura, há também o Código Ambiental, imagina com a chuva e esse material na via, causa ainda mais problemas. Estamos tentando identificar esses infratores e mudar esse comportamento”, destaca.

A ação tem caráter corretivo e educativo e prevê aplicação de multa, conforme estabelece o Código de Postura do Município. Os valores podem variar de R$ 223,00 a R$ 890,00, podendo ainda haver multa complementar por dano ambiental, dependendo do volume de material transportado e do impacto causado. “A orientação é clara: todo caminhão que transporte material solto deve circular com a carga devidamente coberta por lona, evitando acidentes e contribuindo para uma cidade mais limpa e segura”, destaca Paulo Lemos, coordenador de fiscalização da SDU Norte.

Fonte: ASCOM/PMT