Transposição do São Francisco avança com debate no Piauí
Audiência discute impacto da transposição em 26 cidades do Piauí.

A primeira audiência pública sobre a transposição do rio São Francisco ocorreu na Câmara Municipal de Simões, no Piauí, reunindo representantes da sociedade local, além de autoridades dos poderes legislativo e executivo do estado e do município.
O encontro contou também com a presença do diretor do departamento de projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), sublinhando a importância da discussão para a região.
Simões é uma das mais de 100 cidades piauienses sofrendo com uma grave estiagem, enfrentando a escassez de água. Cerca de 95% dos seus reservatórios estão secos. A cidade está entre as 26 que o governo federal incluiu na lista de beneficiárias do projeto de transposição.
A previsão é de que audiências públicas sejam realizadas em todos os 24 municípios piauienses que receberão diretamente os benefícios da obra. Além disso, Fartura do Piauí e Marcolândia, que não estão no estudo inicial, também participarão devido às suas dificuldades no acesso à água.
Os estudos preliminares indicam que a transposição beneficiará diretamente 26 municípios, sendo 24 no Piauí e 2 na Bahia. No entanto, esse número pode ser ajustado conforme os estudos avancem. Confira a lista completa dos municípios envolvidos:
- Alegrete do Piauí
- Belém do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Capitão Gervásio Oliveira
- Caridade do Piauí
- Coronel José Dias
- Curral Novo do Piauí
- Dirceu Arcoverde
- Dom Inocêncio
- Francisco Macedo
- Jacobina do Piauí
- Lagoa do Barro do Piauí
- Massapê do Piauí
- Padre Marcos
- Patos do Piauí
- Paulistana
- Queimada Nova
- São Francisco de Assis do Piauí
- São João do Piauí
- São Julião
- São Lourenço do Piauí
- Simões
- Vila Nova do Piauí
- Remanso-BA
- Sento Sé-BA
- São Raimundo Nonato
Esses encontros buscam debater e esclarecer os impactos e benefícios que a transposição trará para essas localidades, marcadas por desafios hídricos e a necessidade urgente de soluções sustentáveis.
Fonte: Divulgação