Violência contra mulher no Piauí: 301 Casos em uma semana
Piauí registra alta de violência contra mulher com 50 casos diários.

No período de 1º a 6 de agosto, o Piauí registrou 301 boletins de ocorrência por violência contra a mulher, resultando em uma média de 50 casos por dia. A Polícia Civil do Estado instaurou 153 procedimentos e recebeu 135 pedidos de medidas protetivas durante esses dias.
Nesta quinta-feira (7), o Dia D da Operação Shamar é marcado por ações de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. A mobilização, conduzida pela Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis, inclui medidas preventivas e repressivas, com destaque para a participação da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Piauí (PMPI).
De acordo com a delegada Bruna Verena, diretora da Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis, a operação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Teresina e no interior do estado, além de realizar fiscalizações de denúncias e medidas protetivas de urgência.
Como denunciar:
- Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher;
- Ligue 190 – Serviço para urgências policiais;
- Registre boletim de ocorrência em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) ou outra Delegacia de Polícia próxima;
- Procure o Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência, da Defensoria Pública ou o Ministério Público;
- Acione o aplicativo “Salve Maria”;
- Participe da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, denunciando pelo código “X” em formato vermelho.