Agora Piauí

Assaí reduz alavancagem menor nível desde 2021 e avança em rentabilidade no 3t25

Por Direto da Redação
Foto: . (Divulgação Assaí) Essa performance foi alcançada em um ambiente de consumo desafiador
Essa performance foi alcançada em um ambiente de consumo desafiador


O Assaí, a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, divulgou nesta quinta-feira (6/11) os resultados do 3º trimestre de 2025, com avanço em rentabilidade e queda da alavancagem para o menor patamar desde 2021. A Companhia registrou lucro líquido (pré-IFRS16) de R$195 milhões, com margem líquida de 1,0%; e EBITDA (pré-IFRS16) de R$ 1,1 bi (+6,0% na comparação com o mesmo período de 2024), com margem de 5,7%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o EBITDA cresceu 12%, refletindo disciplina de custos e uma estratégia orientada a crescimento sustentável.

Essa performance foi alcançada em um ambiente de consumo desafiador, marcado pela deflação alimentar e pela pressão sobre o poder de compra. A manutenção do market share, mesmo diante de tais condições, reforça a resiliência do modelo de negócio do Assaí e a eficácia das estratégias comerciais adotadas.

“Os resultados do trimestre refletem a disciplina no controle de despesas: reduzimos a alavancagem ao menor nível desde 2021. Mantemos o foco na disciplina financeira e na eficiência operacional, que, aliados à nossa liderança (no setor, em valor de marca e na preferência do cliente), nos traz novas avenidas de crescimento para os próximos anos. É assim que entramos no último trimestre do ano focados na execução e na geração de valor sustentável, atentos às mudanças do cliente e às oportunidades que trazem de evolução ao Assaí”, avalia o CEO Belmiro Gomes. 

No trimestre, o Assaí alcançou faturamento de R$ 20,8 bilhões (+2,7% vs. 3T24) e o lucro bruto totalizou R$ 3,2 bilhões, com margem de 16,7%.

Também contribuiu para o crescimento nos números a expansão do mix de serviços (como açougue, padaria e empório de frios). O Assaí encerrou o 3º trimestre com 751 unidades de serviços implantadas em suas lojas. 

A base de clientes(as) identificados(as) no app Meu Assaí seguiu em expansão. A frequência dos clientes que utilizam a ferramenta foi 44% superior àqueles sem identificação, enquanto o gasto médio desses usuários foi 28% maior.

No campo ESG, o trimestre também trouxe avanços. O Assaí definiu meta de “aterro zero” até 2035 e elevou o reaproveitamento de resíduos para 45,5%, com alta de 143,4% nas toneladas enviadas à compostagem e expansão do Programa Destino Certo para 294 lojas. 

Ainda, a Companhia destacou-se como a marca mais lembrada dos setores de supermercado e atacado em pesquisa Datafolha Top of Mind pelo 4º ano. O trimestre, ainda, encerrou com a inauguração das primeiras novas lojas previstas para 2025 (São José do Rio Preto e Osasco, ambas em São Paulo), dentro do cronograma de 10 aberturas para até dezembro.

Fonte: Direto da Redação