Chegada de grupo de 103 brasileiros deportados dos EUA: Detalhes da repatriação
Grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarca no Brasil, recebendo apo

Recentemente, o governo federal anunciou a chegada ao Brasil de um grupo de 103 brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no último sábado, 24 de julho. Dentre essas pessoas, três indivíduos enfrentam pendências judiciais no Brasil e foram mantidos sob custódia da Polícia Federal para procedimentos legais.
Recepção e Destino dos Deportados
Do total de 103 deportados, 76 seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesse grupo, há 90 homens e 13 mulheres, que foram recebidos por representantes do governo, incluindo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outras pastas como Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública e Defesa.
Acolhimento e Apoio aos Repatriados
A operação tem como objetivo principal proporcionar um acolhimento humanizado aos deportados, oferecendo suporte logístico para que possam retornar às suas cidades de origem, estabelecer contato com familiares e, quando necessário, ter acesso a abrigo temporário. O governo disponibilizou kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações para acesso a serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (SUS), Defensoria Pública da União e atendimento consular.
Indivíduos em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+, recebem um acompanhamento especializado para garantir que suas necessidades sejam atendidas de forma adequada.
Histórico de Repatriações
Entre fevereiro e maio deste ano, o Brasil já havia recebido um total de 783 deportados, em sua maioria provenientes dos Estados Unidos. Em janeiro, outro grupo brasileiro desembarcou em Manaus sob custódia. Na ocasião, um voo que tinha como destino original o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, precisou pousar na capital do Amazonas devido a problemas técnicos.
Vale ressaltar que no início deste ano, durante a deportação de 88 brasileiros pelos Estados Unidos, houve um impasse entre os governos do presidente Lula e dos Estados Unidos. O avião fretado pelos EUA teve que fazer uma parada em Manaus, com as autoridades americanas planejando seguir para Confins com os brasileiros algemados, algo que foi negado pelas autoridades brasileiras.
Fonte: Divulgação