Agora Piauí

Consulte agora: Penúltimo lote de restituição do IR 2025 é liberado pela Receita

Saiba quem recebe a restituição do Imposto de Renda no penúltimo lote de 2025

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação O crédito bancário das 1.884.035 restituições será realizado ao longo do dia 29 de agosto (Marcello Casal/Agência Brasil)
O crédito bancário das 1.884.035 restituições será realizado ao longo do dia 29 de agosto (Marcello Casal/Agência Brasil)

A Receita Federal inicia, nesta sexta-feira, 22 de agosto, a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Neste lote, estão inclusas 1.884.035 restituições, totalizando um montante de R$ 2.917.617.001,41, contemplando tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários, e incluindo também restituições de exercícios anteriores.

Quem está incluído nesse lote?

O crédito bancário das restituições será realizado no dia 29 de agosto, com destaque para os R$ 454.613.578,23 destinados a contribuintes com prioridade legal. Esse grupo engloba 13.515 restituições para idosos acima de 80 anos, 72.434 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.821 restituições para pessoas com deficiência física ou mental, além de 22.841 restituições para professores que possuem o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, 312.915 restituições serão direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram pela Declaração pré-preenchida e/ou pelo recebimento da restituição via PIX. O restante, 1.454.509 restituições, será destinado a contribuintes não prioritários.

Como realizar a consulta?

Para verificar a disponibilidade da restituição, basta acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Lá, estão disponíveis orientações e os canais de atendimento para uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo eventuais equívocos nas informações prestadas. Adicionalmente, a Receita oferece um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita a consulta direta nas bases da Receita Federal.

Onde será realizado o depósito?

A Receita Federal efetua o pagamento das restituições exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Em caso de erro nos dados bancários informados ou problemas na conta de destino, o pagamento não é efetuado por questões de segurança.

Para evitar transtornos, a RFB disponibiliza o serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil (BB) por até 1 ano da primeira tentativa de crédito. Dessa forma, o contribuinte pode corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

Se o valor da restituição não for resgatado dentro do prazo de 1 ano, o contribuinte deve solicitá-lo através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, seguindo as orientações do menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Fonte: Divulgação