Diocese de Bom Jesus do Gurguéia sedia 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí
São esperados cerca de 5 mil romeiros para reforçar a luta pelos direitos dos pobres

O Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as 8 arqui/dioceses do estado, se prepara para realizar a sua 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí nos dias 19 e 20 de julho. Com o tema: “Ecologia Integral a serviço da vida” e o lema: “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl 67,10), o evento deve reunir cerca de 5 mil romeiros para reforçar a luta pelos direitos dos pobres e por preservação ambiental.
A 16ª Romaria é promovida pela Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, em parceria com a Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, que reúne dezenas de pastorais, movimentos e serviços da Igreja Católica no Piauí comprometidos com as questões sociais. Esta edição será realizada na cidade de Bom Jesus do Gurguéia, no Sul do Piauí, e buscará chamar a atenção da sociedade e dos governos para a urgência dos impactos socioambientais gerados pelo avanço do Agronegócio.
Os 8 bispos do Piauí estarão presentes no evento, juntamente com autoridades públicas do Município de Bom Jesus do Gurguéia e do Estado do Piauí, além de representações de diversos órgãos e entidades comprometidos com a causa do meio ambiente. As principais motivações da romaria são os 10 anos da Encíclica Laudato-Si, na qual o Papa Francisco aborda a problemática ecológica e social e faz um apelo para os cuidados com a nossa casa comum, e a Campanha da Fraternidade 2025, que neste ano tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral.
O coordenador da Cáritas Regional, Hidelbrando Pires, destaca que o Sul do Piauí enfrenta graves problemas, entre eles o desmatamento, a degradação do solo e a contaminação de rios. Ele reforça que todas essas questões acontecem num momento em que a conjuntura do país segue ampliando as desigualdades.
“Além de todos os problemas envolvendo a devastação da natureza, onde as leis ambientais se tornam cada vez mais flexíveis, esta romaria também está comprometida em lutar por mais justiça social, para fazer valer os direitos daqueles segmentos considerados mais vulneráveis como, quilombolas, indígenas, ribeirinhos e povos tradicionais, entre outros. Nesse sentido, a 16ª Romaria da Terra e da Água acontece como um ato reivindicatório em favor dos mais pobres, pelo cuidado com a nossa casa comum e a favor da vida em sua integralidade”, disse.
Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurguéia, explica que se reportar ao tema da ecologia, ou às questões sociais, ao contrário do que equivocadamente pensam muitos, é sim, assunto religioso e missão do cristão leigo: “Deus é o criador, nós e toda a natureza somos obra de suas mãos. Ele nos criou, colocou o homem e a mulher como cuidadores do Paraíso, ou seja, para desfrutar da natureza, cultivar e cuidar do mundo e preservá-lo como um pomar, uma horta, um jardim. O Cristão deve ser, ainda mais, consciente desta missão, pois, em Cristo, o homem e toda a natureza foram redimidos. Portanto, dentro do papel que cada um exercemos na sociedade, devemos nos empenhar no cuidado da criação, do nosso Planeta e Casa Comum, com grande gratidão e responsabilidade”, fala.
Além dos debates sobre diversos temas sociais, a romaria terá também espaços e momentos para celebrações como a Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. O bispo referencial para a Ação Sociotransformadora e bispo de Picos, dom Plínio Luz, explica que as romarias da terra e da água, ao propor dignidade e justiça social, antecipam o Reino de Deus entre os mais pobres: “Queremos com mais edição buscar confortar os corações, principalmente dos mais necessitados e suplicar ao Senhor que anime e encoraje o nosso povo, numa grande manifestação de fé, resistência e esperança por um mundo mais justo e sem opressões”, disse.
Toda a Igreja no Piauí já se prepara desde o começo do ano para o evento. A cruz peregrina da 16ª Romaria da Terra e da Água já passou por todas as dioceses do regional. Durante a sua passagem, cada uma das 8 Igrejas Particulares do Piauí promoveu uma atividade reforçando o convite e animando os romeiros para se fazerem presentes em Bom Jesus do Gurguéia nos próximos dias 19 e 20 de julho.
Histórico da Romaria da Terra e da Água no Piauí
A primeira Romaria do Piauí aconteceu em 09 de outubro de 1988, na cidade de Oeiras com o tema: “Terra, Água, Justiça: clamor dos pobres”. Nesses 37 anos, já foram realizadas 15 romarias passando pelos municípios de Oeiras, Teresina, São Raimundo Nonato, Barras, Bom Jesus, Esperantina, Picos, União, Uruçuí, Campo Maior, Paulistana e Piripiri. Realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2022, a última edição das romarias aconteceu em Piripiri com o tema “Terra e Água: direitos sagrados” e lema: “Deus deu a terra a seus filhos” (Sl 115,16).
Cadastramento da imprensa
Já está disponível o formulário de inscrição para veículos de comunicação que desejam cobrir a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. Se você representa rádio, TV, jornal impresso, portal de internet ou redes sociais, acesse o link abaixo e preencha o formulário com os dados do veículo e do profissional responsável https://forms.gle/prMzVrkzwfnZqU5h6
Programação
Sábado (19/07)
8h às 12h – Acolhida dos romeiros (praça da Catedral)
10h – Exposição do Santíssimo (Tenda)
11h – Abertura do Memorial (Salão Social do Centro Pastoral Diocesano)
12h – Almoço
14h – Coletiva de Imprensa – Hotel Gurguéia Palace (Auditório Menor)
14h às 17:30h – Início dos Seminários
18h – Jantar
19:30h – Tribuna Livre – Síntese Final (Autoridades)
22h – Momento Cultural
00h – Descanso
Domingo (20/07)
4h – Alvorada
5h – Concentração para caminhada (concentração na praça da Catedral)
6h – Celebração da Santa Missa (quadra de esportes Dom Ramón)
8h – Retorno dos romeiros
Fonte: ícone