Encontro reúne Igreja e parlamentares em torno da defesa da vida
A Rede Colaborativa Piauí em parceria com a Arquidiocese de Teresina realizou, na manhã de ontem segunda-feira (15), a I edição do Café pela Vida com Cristo, encontro marcado pelo diálogo em prol da defesa da vida. O evento reuniu lideranças eclesiais, parlamentares e representantes da sociedade civil no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Com foco na valorização da família e da vida humana desde a concepção, o encontro teve como objetivo promover a cultura do cuidado e do acolhimento e articular a Igreja e a sociedade civil em torno da defesa da vida, à luz da fé cristã. A iniciativa também se configurou como um espaço de conscientização e mobilização.
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destacou que o encontro reforça o papel da Igreja no diálogo com os diversos setores da sociedade, especialmente no campo das políticas públicas. “O Natal é tempo de encontro, de encontro com a vida, com aquele que veio para nos trazer a salvação. Jesus assumiu a nossa natureza humana para que todos tivessem vida em abundância. Por isso, esse momento é um convite para falarmos da defesa da vida e do compromisso que temos como pessoas de fé e também como agentes públicos”, afirmou.
Segundo Dom Juarez, a Igreja compreende a política como instrumento de promoção do bem comum e acredita na importância da participação responsável na vida democrática. “A Igreja não é contrária à política. Pelo contrário, ela é a favor da política, quando esta promove o bem comum e defende os direitos do povo. Esse compromisso com a vida precisa ser constante”, ressaltou.
A presidente da Rede Colaborativa Piauí, Mirelle Monte, explicou que a atuação da Rede é voltada para a defesa da vida humana em todas as suas fases. “A Rede atua na defesa da vida desde a concepção até a morte natural. Somos uma associação suprapartidária e suprareligiosa, unida pela dignidade da vida humana. A parceria com a Arquidiocese é fundamental, porque é no coração da Igreja que conseguimos plantar sementes em solo fértil e colher frutos”, destacou.
Ela ressaltou ainda que o evento também foi pensado como um momento de pausa e reflexão, especialmente para os parlamentares presentes. “No meio da correria do cotidiano, acabamos esquecendo o motivo da nossa vocação. Este café é um momento de confraternização, mas também de reordenar o coração e lembrar que somos serviço”, completou Mirelle.
O diretor espiritual da Rede Colaborativa Piauí, padre Rivaldo Muniz, explicou que o evento nasceu de uma inspiração e acompanha um movimento que também deve acontecer em outros estados do país. “Esse momento é uma inspiração de Deus. Nós nos reunimos e rezamos juntos, e resolvemos convocar os parlamentares piauienses, pois nosso estado é o mais católico do país. Foi nesse sentido de tornar cada vez mais consciente para que as leis estejam sempre a serviço da vida”, disse.
Para o sacerdote, o encontro também representa um tempo de renovação espiritual e de fortalecimento da missão cristã. “Estamos vendo cada vez mais essa renovação da fé católica. Quem reza acredita que, no fim de tudo, quem vence é a vida. Esse é um tempo novo, de preparação espiritual, em que renovamos a esperança”, pontuou.
Presente no encontro, a senadora Jussara Lima ressaltou a importância de momentos que reforçam o compromisso com a vida, especialmente no período que antecede o Natal. “É de extrema importância estarmos reunidos em momentos como o Café com Cristo, exaltando a vida e o nascimento de Jesus. Estar aqui reafirma o nosso compromisso de agir sempre em favor da vida”, declarou.
Representando o governador Rafael Fonteles, a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou que o encontro fortalece valores essenciais para a convivência em sociedade. “Cristo nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos. Este é um momento de confraternização, de defesa da vida, da paz e do amor”, concluiu.
O Café pela Vida com Cristo reforça o compromisso da Igreja com a promoção da vida humana, da família e da dignidade da pessoa, incentivando o diálogo com os poderes públicos e a sociedade civil, especialmente neste tempo de preparação para o Natal.
Fonte: Direto da Redação