Agora Piauí

Ergonomia no dia a dia: como evitar dores e proteger a coluna

Segundo o ortopedista Alciomar Veras, médico do Instituto de Educação Médica

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Entre os sintomas mais comuns estão as dores ao longo da coluna
Entre os sintomas mais comuns estão as dores ao longo da coluna

Seja no trabalho, nos estudos ou até nos momentos de lazer, passamos cada vez mais tempo diante das telas. O uso prolongado de computadores e dispositivos eletrônicos, sem os devidos cuidados, pode provocar dores na coluna e afetar a saúde. Especialistas na área pontuam, inclusive, que a má postura e a falta de ergonomia são grandes vilãs do desconforto físico cotidiano, por isso a importância de manter atenção a esses aspectos para garantir uma melhor qualidade de vida.

Segundo o ortopedista Alciomar Veras, médico do Instituto de Educação Médica (IDOMED), medidas práticas no dia a dia contribuem positivamente. “Alguns ajustes simples fazem toda a diferença: altura adequada da cadeira, apoio correto para braços e pernas e uma cadeira que ofereça suporte para a coluna. Também é fundamental que o computador esteja na altura dos olhos para evitar inclinações repetitivas do pescoço”, explica o médico. Esses cuidados ajudam a manter o alinhamento corporal e reduzem a sobrecarga na região lombar, uma das mais afetadas.

Entre os sintomas mais comuns estão as dores ao longo da coluna, causadas pela mudança no vetor de força que o corpo faz ao se adaptar a posturas incorretas. Com o tempo, esse desequilíbrio pode gerar desconforto crônico e impactar a qualidade de vida. Por isso, além da ergonomia, é essencial investir em prevenção. A prática regular de alongamentos e o fortalecimento da musculatura do core abdominal, por exemplo, são aliados importantes, assim como a adoção de ginástica laboral durante o expediente. 

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos (ABERGO), adotar a chamada “Regra 20 20 10” — pausar a cada 20 min para 20 segundos olhando para algo a 10 m e se alongar — é eficaz na redução da fadiga visual e postural. “Exercícios simples ajudam a proteger a coluna, melhoram o condicionamento físico e ainda promovem mais disposição no dia a dia”, destaca o médico Alciomar.

Para manter uma boa saúde postural, o ortopedista também recomenda evitar o uso prolongado de eletrônicos, estimula a atividade física regular e orienta quanto à boa postura na hora de dormir e andar. Esses cuidados melhoram o perfil postural e reduzem os riscos de lesões.

Fonte: Direto da Redação