Agora Piauí

Estatísticas de nascimentos no Brasil: Análise detalhada de 2023

Confira os dados e tendências dos nascimentos no Brasil em 2023!

Por Redação
Foto: Divulgação Médico segurando bebê recém-nascido (Justin Lubin/NBC/NBCU/Getty Images)
Médico segurando bebê recém-nascido (Justin Lubin/NBC/NBCU/Getty Images)

O ano de 2023 marcou um cenário inédito para o Brasil, com o menor número de nascimentos registrados em 45 anos, conforme revelado pelo IBGE. Essa revelação corrobora a tendência de declínio na natalidade que vem sendo observada no país. O total de 2.523.267 bebês nascidos vivos há dois anos representa uma queda de 0,7% em relação a 2022.

Redução na Natalidade e suas Implicações

A diminuição dos nascimentos é uma realidade que se refletiu em todas as regiões do Brasil, com exceção do Centro-Oeste, que apresentou um leve aumento de 1,1%. Por outro lado, o Sudeste registrou a principal redução, com -1,4%. Os estados com maior número de nascimentos foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, enquanto estados da Amazônia, como Roraima, Amapá, Acre e Tocantins, registraram os menores números.

Perfil das Mães e Variáveis Regionais

Uma análise detalhada revela mudanças significativas nas faixas etárias das mães. Entre 2003 e 2023, houve um aumento no número de mães com mais de 30 anos, chegando a 39% dos recém-nascidos em 2023. A incidência de mães com mais de 40 anos dobrou em 20 anos, representando 4,3% dos nascimentos. Além disso, a porcentagem de mães menores de idade teve uma redução, com 11,8% dos nascimentos em 2023.

O registro dos bebês também revela particularidades, como o tempo de registro em alguns estados e a frequência de nascimentos em determinados meses. Março foi o mês com mais nascimentos em 2023, enquanto novembro apresentou o menor índice do ano. Dessa forma, a análise dos dados demonstra padrões interessantes e uma evolução marcante na dinâmica dos nascimentos no Brasil.