Agora Piauí

FMS busca apoio em Brasília para enfrentar déficit financeiro na saúde

Por Direto da Redação
Foto: Ascom FMS O objetivo foi discutir as principais demandas da FMS e expor a situação financeira da saúde pública em Teresina.
O objetivo foi discutir as principais demandas da FMS e expor a situação financeira da saúde pública em Teresina.

Ontem terça-feira (28), a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, esteve em Brasília para uma reunião com todos os deputados e senadores do Piauí. O objetivo foi discutir as principais demandas da FMS e expor a situação financeira da saúde pública em Teresina. Durante os encontros, foi solicitado apoio para ampliar o teto financeiro do município e assegurar emendas parlamentares que fortaleçam o SUS na capital.

Atualmente, Teresina enfrenta um déficit para custear ações de média e alta complexidade. A Prefeitura já destina cerca de 34% da sua receita própria à saúde, mais que o dobro do mínimo legal exigido, que é de 15%.

"Em janeiro de 2025, os relatórios apontaram um cenário crítico em diversos níveis da assistência à saúde. Foram elaborados planos de ação e já observamos melhorias em algumas áreas, porém ainda precisamos avançar mais para qualificar o atendimento à população que depende do SUS. Apesar das dificuldades financeiras, seguimos firmes. Lutaremos por um sistema mais acessível, humano e eficiente, que promova saúde e bem-estar para todos", afirmou Leopoldina Cipriano.

A presidente reforçou que a meta é construir, em parceria com a bancada federal, uma Teresina com um sistema de saúde mais eficaz, moderno e resolutivo, capaz de continuar atendendo não apenas os teresinenses, mas também os moradores dos 224 municípios do Piauí que dependem da rede de saúde da capital. “Com esse apoio, poderemos destravar demandas represadas e ampliar o acesso, a qualidade e a eficiência na assistência à saúde”, concluiu.

Fonte: ASCOM/FMS