Agora Piauí

Gustavo Neiva cobra pagamento de ex-servidores da Agespisa

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução/ALEPI Líder diz que Governo regulariza em fevereiro
Líder diz que Governo regulariza em fevereiro

O deputado Gustavo Neiva (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na sessão plenária desta terça-feira (3), para cobrar do Governo do Estado a regularização da situação de 236 ex-servidores da Agespisa que não aderiram ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) realizado antes da liquidação da empresa. O líder do Governo, Dr. Vinícius (PT) disse que os pagamentos vão ser iniciados neste mês.

O deputado progressista relatou visita a acampamento que os ex-servidores estão fazendo em frente à antiga sede da empresa e vários narraram situações de precariedade por conta da falta de pagamento dos salários. Alguns informaram que estão sobrevivendo apenas com a ajuda de familiares e amigos. 

“Na lei que o governo mandou para a liquidação da Agespisa, eu apresentei emenda colocando os servidores que não quiseram aderir ao PDV para serem absorvidos pela Emgerpi, que dá ENJERG para continuar prestando serviço ao Governo do Estado, mas, infelizmente, esta emenda foi rejeitada e os servidores ficaram sem essa opção”, lembrou Gustavo Neiva.

Além de criticar o Executivo por ato que considera falta de humanidade, o parlamentar comunicou que a Justiça do Trabalho deu ganho de causa para os ex-servidores, obrigando o pagamento dos salários. Os trabalhadores cobram os vencimentos de novembro, dezembro e 13° salário.

Em resposta às críticas, Dr. Vinícius informou que os pagamentos vão ser regularizados a partir de fevereiro, mas destacou que esse é um esforço do estado porque os trabalhadores faziam parte dos quadros de uma empresa que não existe mais. 

“Já está determinado que todo o pagamento dos servidores remanescentes, que eram da Agespisa, que o Estado está absorvendo para poder pagar em fevereiro. E isso é uma mostra da sensibilidade do governo. O governo continua assumindo essa conta da Agespisa e irá realmente dar aos trabalhadores, pessoas que a gente admira e tem a sensibilidade dessa dificuldade que está havendo na vida deles, mas o Estado já vai cumprir esse pagamento de toda a dívida que tem”, afirmou o parlamentar.

Gustavo Neiva disse que extinção da Agespisa piorou serviços

Além de defender os ex-servidores da empresa, Gustavo Neiva disse que várias lideranças, como prefeitos e vereadores, relataram piora nos serviços de distribuição de água após a extinção da Agespisa. São muitas reclamações de falta de água e demonstrações de saudade da empresa. 

Dr. Vinícius também retrucou a informação destacando que a concessão dos serviços de água e esgoto viabilizou o maior investimento da história em saneamento. Ele ainda disse que isso se deve às metas exigidas pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico para universalização das redes de esgoto.

Fonte: ASCOM/ALEPI