Agora Piauí

Inscrições Enem 2025: Como se inscrever, taxa, datas das provas e mais

Saiba tudo sobre as inscrições, taxa, datas das provas e novidades do Enem 2025

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação Enem
Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão abertas a partir desta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça a importância de que as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade sejam feitas apenas pelos sistemas oficiais, alertando que qualquer outra plataforma configura tentativa de fraude.

Taxa de inscrição

Para se inscrever no Enem 2025, os interessados devem pagar a taxa no valor de R$ 85, por meio de boleto gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, de acordo com as opções disponíveis pelo banco. O prazo para pagamento é até 11 de junho, e não será prorrogado, segundo o Inep.

Provas

O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com quatro provas objetivas contendo 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, as provas abordarão redação e questões de língua portuguesa, língua estrangeira, história, geografia, filosofia e sociologia, totalizando cinco horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, matemática, química, física e biologia serão os temas das provas, com duração de cinco horas.

Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início do exame às 13h30, seguindo o horário de Brasília. Para os participantes ausentes por questões logísticas ou doenças infectocontagiosas, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, conforme previsto no edital.

O Exame

O Enem é crucial para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é uma porta de entrada importante para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e outras ações. Tanto instituições públicas quanto privadas se utilizam do resultado do Enem como critério de seleção, além de servir como referência para auxílios governamentais, como o Fies. Os resultados individuais do Enem também são reconhecidos em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal.

Fonte: Divulgação