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INSS inicia devolução de descontos indevidos em maio

INSS começa a restituir R$292 milhões a aposentados e pensionistas em maio; saiba mais!

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação / InfoMoney Edifício sede do INSS, em Brasília • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Edifício sede do INSS, em Brasília • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está programando a devolução de descontos indevidos referentes a mensalidades associativas, totalizando R$292 milhões, a partir do dia 26 de maio. Esses descontos, mesmo suspensos no final de abril, foram efetivados nos pagamentos realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio devido ao fechamento prévio da folha de pagamento.

Os beneficiários que foram afetados por essa situação não precisam realizar qualquer ação, pois a devolução dos valores será efetuada junto com o pagamento dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, seguindo o calendário habitual de pagamentos do INSS, considerando o valor do benefício e o último número do Número de Benefício (NB), excluindo o dígito verificador.

Calendário de Devolução:

Beneficiários que recebem até um salário mínimo:

  • Final 1 – 26 de maio
  • Final 2 – 27 de maio
  • Final 3 – 28 de maio
  • Final 4 – 29 de maio
  • Final 5 – 30 de maio
  • Final 6 – 2 de junho
  • Final 7 – 3 de junho
  • Final 8 – 4 de junho
  • Final 9 – 5 de junho
  • Final 0 – 6 de junho

Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:

  • Final 1 e 6 – 2 de junho
  • Final 2 e 7 – 3 de junho
  • Final 3 e 8 – 4 de junho
  • Final 4 e 9 – 5 de junho
  • Final 5 e 0 – 6 de junho

Devolução de Mensalidades Antigas:

Caso haja necessidade de reaver valores referentes a mensalidades associativas antigas, os aposentados ou pensionistas devem comunicar ao INSS, caso não reconheçam a autorização desses débitos. O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135, sem a exigência de documentos, apenas confirmando se autorizaram ou não os descontos.

O INSS tomará as providências necessárias junto à entidade responsável para verificar a autorização. Caso não haja confirmação, a entidade deverá restituir os valores ao INSS, que posteriormente repassará ao beneficiário. A devolução ocorrerá da mesma forma que os pagamentos regulares do INSS, seja por meio de conta bancária ou cartão magnético.

O INSS alerta para possíveis golpes e orienta que informações sobre esse assunto serão fornecidas somente pelo Meu INSS, sem envio de mensagens por e-mail, SMS, Whatsapp ou ligações telefônicas para tratar desse assunto.

Fonte: Divulgação