Agora Piauí

Ioga de alta intensidade: O exercício ideal para melhorar o sono

Pesquisa revela que a prática de ioga intensa pode ser mais eficaz que outras atividades.

Por Redação
Foto: Divulgação / InfoMoney Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/
Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/

Um estudo realizado pela Universidade Esportiva de Harbin, na China, apontou que a prática de ioga de alta intensidade, duas vezes por semana, por 30 minutos, pode ser um remédio eficaz para a insônia, superando até mesmo caminhadas, treinamento de resistência e outros exercícios. A pesquisa, que é uma meta-análise de 30 ensaios clínicos randomizados, envolvendo mais de 2,5 mil participantes em diversos países e faixas etárias, revelou que a ioga se destaca como o exercício mais benéfico para a qualidade do sono.

Segundo o estudo, a ioga foi considerada mais eficaz do que caminhar, que ficou em segundo lugar, seguido por exercícios de resistência. No entanto, os resultados positivos são observados em um período de 8 a 10 semanas de prática regular.

Os Benefícios da Ioga para o Sono

Os pesquisadores ressaltam que a intensidade do exercício pode variar de acordo com a técnica utilizada, tornando a ioga uma opção interessante para melhorar a qualidade do sono. Além disso, a prática desse tipo de exercício pode não apenas aumentar a frequência cardíaca e estimular os músculos, mas também regular a respiração. Estudos indicam que o controle da respiração pode ativar o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo "descanso e digestão".

Outras pesquisas sugerem que a ioga pode influenciar os padrões de atividade das ondas cerebrais, favorecendo um sono mais profundo e reparador. Embora os resultados sejam promissores, os cientistas alertam para a necessidade de cautela na interpretação dos dados, devido ao número limitado de estudos disponíveis e às características únicas da população com distúrbios do sono.

Em contrapartida, uma meta-análise realizada em 2023 indicou que exercícios aeróbicos ou de intensidade moderada praticados três vezes por semana são eficazes para melhorar a qualidade do sono em indivíduos com distúrbios do sono. Apesar das evidências sólidas sobre os benefícios gerais do exercício para o sono, ainda faltam estudos comparativos que avaliem os efeitos a longo prazo de diferentes tipos de atividades físicas.