Agora Piauí

Operação Reset: Fraude em multas de trânsito em Teresina com prejuízo milionário

Polícia desmantela esquema ilegal de exclusão de multas na capital do Piauí.

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação/SSP-PI Operação mira exclusão ilegal de multas de trânsito em Teresina
Operação mira exclusão ilegal de multas de trânsito em Teresina

A Polícia Civil do Piauí (PCPI) deflagrou a Operação Reset nesta quarta-feira (23) para desmantelar um esquema de exclusão ilegal de multas de trânsito em Teresina, causando um prejuízo superior a R$ 503 mil. A investigação aponta para a participação de servidores públicos e funcionários terceirizados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Entre fevereiro e junho de 2024, foram ilegalmente excluídas 2.215 multas, resultando na remoção de 12.393 pontos das carteiras de habilitação dos motoristas infratores beneficiados pelo esquema.

O delegado Ferdinando Martins, coordenador do Departamento Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), revelou que os responsáveis pelas exclusões foram identificados e agora é preciso investigar se houve envolvimento de autoridades superiores ou ordens políticas nos atos ilícitos.

Os investigados podem ser responsabilizados por exclusão indevida de dados em sistema público, associação criminosa e outros crimes correlatos, sujeitos a uma pena de até 12 anos de prisão. A polícia segue com as buscas e apreensões em quatro endereços ligados aos suspeitos, buscando interromper o esquema fraudulento que impactou os cofres municipais de Teresina.

Fonte: Divulgação