Agora Piauí

Presidente reúne diretores da Alepi para celebrar Selo Ouro de Transparência

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução/ALEPI Gestão conseguiu reconhecimento nacional inédito para a Casa
Gestão conseguiu reconhecimento nacional inédito para a Casa

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), reuniu, no Plenarinho Prado Júnior, nesta terça-feira (16), todos os diretores da Casa para reconhecer o empenho dos servidores na conquista do Selo Ouro de Transparência. A premiação é concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade que trabalha pelo avanço dos Sistemas de Controle Externo em todo o país.

“Queremos agradecer a toda a equipe. Reconhecemos todos diretores, mas também sabemos que sem as equipes de vocês isso não seria possível. Desde o início, quando chegamos, fizemos o primeiro diálogo com o Sávio [Portela - controlador geral da Alepi] e já começamos a tratar do tema”, destacou Severo Eulálio, enfatizando que avançar na transparência é uma demanda de toda a sociedade a qual a Alepi deve atender.

O controlador geral explica que a Casa precisou atingir 82 critérios disponibilizados na cartilha da Atricon para conseguir o reconhecimento. “A ferramenta principal que nós utilizamos no início do processo foi o diálogo. Foi conscientizar cada setor de quais informações eles deveriam produzir e como deveriam produzir [...] Nós mapeamos as dimensões de acordo com o setor que nós temos aqui na Assembleia e atribuímos a cada diretoria a responsabilidade por produzir aquelas informações dentro do do seu escopo de atuação”, detalhou Sávio Portela.

O objetivo em 2026 é manter o Selo Ouro e avançar no atingimento do Selo Diamante. “Nós sabemos que não é fácil, até porque se fosse fácil já teríamos antes. É a primeira vez na história que a Assembleia conseguiu atingir o Selo Ouro. Temos uma missão no próximo ano, já que levantamos esse sarrafo, é continuarmos com o Selo Ouro [...] e já temos nossa meta, que é atingir o Selo Diamante e lá ficar por muito tempo para nunca mais sair”, convocou Severo Eulálio.

Fonte: ASCOM/ALEPI