Profissionais com diploma universitário: Impacto da IA nos cargos estratégicos
Estudo revela: Impacto da IA atinge profissionais de colarinho branco. Saiba mais!

Os avanços tecnológicos, em especial a Inteligência Artificial (IA), têm provocado mudanças significativas no mercado de trabalho, contrariando a crença anterior de que os mais afetados seriam os profissionais de baixa qualificação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Burning Glass Institute em parceria com a SHRM, associação de recursos humanos, os "de colarinho branco, com empregos bem remunerados e atuantes em setores como finanças e tecnologia" serão os mais impactados pela IA.
Capacitação como Estratégia
O CEO do Burning Glass Institute, Matt Sigelman, aponta que os profissionais com diploma universitário são os mais vulneráveis a essas mudanças, já que muitos acreditavam estar seguros em suas posições. Para se adaptar a essa nova realidade, é essencial investir em atualização e capacitação.
Embora a IA não deva necessariamente eliminar empregos, a tendência é que as exigências para preenchimento de vagas sejam alteradas, com foco em novas habilidades, experiências e certificações. A preparação para um futuro no qual a inteligência artificial terá papel significativo em diversas áreas é fundamental para a manutenção da competitividade no mercado de trabalho.
Investimento em Formação
O relatório destaca a importância de empresas e governos investirem em capacitação, garantindo que os trabalhadores estejam preparados para as demandas do mercado. Johnny Taylor Jr., da SHRM, ressalta a necessidade de antecipação diante desse cenário de mudanças.
Visando a formação de profissionais para atuar nesse novo contexto, a EXAME oferece o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um curso introdutório por apenas R$ 37. Ao final, os participantes recebem um certificado exclusivo da EXAME, agregando valor ao currículo.