Saúde mental e exercício físico são indispensáveis para terceira idade

Alunos de Psicologia e Educação Física realizam atividades integrativas com alunos do Projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa
A saúde mental e física das pessoas idosas são aspectos importantes para a efetiva inclusão e sociabilidade desse público. Práticas integrativas e que valorizem essa faixa etária são constantemente realizadas pela Projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa, desenvolvido pela Unifacid Wyden. Recentemente, as pessoas idosas que integram o projeto participaram de atividades com alunos do curso de Psicologia e Educação Física, em uma manhã de autorreflexão, troca de experiência e exercícios físicos.
Berenice Silva, coordenadora do projeto, compartilha que essas trocas e atividades são fundamentais para a vida deles de inúmeras formas e muito importantes para o pilar de desenvolvimento social que a rede de ensino abraça de maneira humanizada. “Sempre estamos pensando em formatos e ações que contribuam para a inclusão e socialização entre eles mesmo e com a sociedade. Tudo isso para que sintam sempre úteis e importantes, como de fato são. É fundamental promover esse diálogo com nossos cursos e discentes”, ressalta.
Na programação semanal, as inscritos no projeto contam com momentos que ajudam em aspectos mentais, nutritivos, educativos e sociais. Integrante do projeto há 6 anos, a Margarida Fonteles, 95 anos, continua muito satisfeita com todas as atividades realizadas e reconhece a importância dos encontros. Para ela, ter a companhia de alunos de vários cursos que participam e das amigas inscritas ajuda bastante no seu dia a dia. “Tudo isso nos ajuda bastante e nos renova”, compartilha em reconhecimento sobre a importância da iniciativa social.
De acordo com a aluna de Psicologia Alanis Morissete a participação na iniciativa tem sido significativa. “As integrantes são muito receptivas e isso ajuda bastante na condução do trabalho. Elas são adoráveis e temos muito planos de atividades com elas. O projeto nos reforça que temos que ver a importância de trabalhar a saúde mental, da pessoa idosa também, de forma integrativa com uma visão humanizada”, pontua.
Práticas integrativas ajudam na saúde da mente e corpo
Também presente na atividade, com foco em práticas que movimentam o corpo, o estudante do curso de Educação Física, Pedro Hudson, reitera a importância do exercício físico para melhorar a saúde. “Nessa faixa etária, movimentar o corpo continua sendo fundamental porque vai preservar as articulações, ajuda na massa muscular, funcionalidade do corpo e, assim, faz com que tenhamos uma longevidade ao longo da vida. Além disso, melhora aspectos cognitivos e físicos. É a primeira vez que participamos do projeto e é uma oportunidade muito boa para aplicar na prática os ensinamentos que temos apreendido no curso”, endossa.
Francisco Júnior também é aluno de Psicologia e expressa que o cuidado com as pessoas da melhor idade é importante. “Quando equilibramos corpo e mente conseguimos prolongar nossa vida por muitos anos. Durante a graduação passamos por diversas práticas e, sem dúvida, é fundamental ter contato com essa área e público para ampliar na nossa atuação no mercado profissional”, finaliza.
Fonte: Direto da Redação