Sesapi investigará erros em laudos de telemedicina
Secretário Dirceu Campêlo anuncia apuração sobre laudos incorretos.
O médico Dirceu Campêlo assumiu hoje a gestão da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) com o compromisso de investigar denúncias relacionadas à emissão de laudos incorretos por telemedicina no Hospital Natan Portella, em Teresina. O Ministério Público já está conduzindo uma investigação sobre o caso.
Em entrevista à TV Clube nesta segunda-feira (2), Dirceu destacou que a ampliação do serviço de telessaúde é uma das metas de sua gestão. Ele ressaltou que a principal meta da secretaria é a descentralização dos procedimentos de alta complexidade no estado.
"Nossa gestão visa expandir a telessaúde, mas iremos apurar. Lembrar ao cidadão que a possibilidade de erros pode acontecer tanto no atendimento presencial como na telessaúde. Ela é uma ferramenta, mas quem faz os laudos são seres humanos. Caso tenha qualquer intercorrência, que seja informado pelos nossos canais de comunicação", afirmou o secretário.
Entre os casos de laudos errados, houve relatos de uma mulher que recebeu resultados referentes à próstata e de um paciente com tumor que recebeu exames sem a detecção da doença. Essas informações foram confirmadas por Eliane Mendes, responsável técnica do setor de imagem do Hospital Natan Portella.
Dirceu também mencionou metas para descentralizar a prestação de serviços de saúde no Piauí e manter indicadores positivos, como a cobertura de vacinação. Ele apontou desafios como a redução do tempo de espera por cirurgias eletivas e a diminuição dos índices de mortalidade materna e infantil. A expansão da oncologia para hospitais no interior e a chegada de novas máquinas de hemodinâmica são prioridades.
Dirceu assumiu o cargo de secretário no último sábado (31), substituindo Antônio Luiz Soares. Antes disso, ele atuava como superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi. Formado em Medicina em 2010, Dirceu se especializou em hematologia, onco-hematologia, hemostasia, trombose e transplante de medula óssea, integrando o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo por mais de uma década.