Agora Piauí

Taxa de desemprego se mantém em 6,6% no trimestre de abril

Taxa de desemprego permanece estável em 6,6% no trimestre de abril, aponta IBGE

Por Redação
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 16/02/2024 - Desemprego de mulheres e negros termina 2023 acima da média nacional, Trabalhador com ensino médio incompleto tem pior taxaFoto: Tânia Rego/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) 16/02/2024 - Desemprego de mulheres e negros termina 2023 acima da média nacional, Trabalhador com ensino médio incompleto tem pior taxaFoto: Tânia Rego/Agência Brasil

No trimestre encerrado em abril deste ano, a taxa de desemprego, também conhecida como desocupação, foi de 6,6%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada pelo IBGE. Esse índice não apresentou variação estatística em relação ao período anterior, finalizado em janeiro, mas houve uma queda em comparação com o mesmo trimestre de 2024.

A população desocupada, representada por aqueles que procuraram emprego sem sucesso, atingiu cerca de 7,3 milhões de pessoas, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior e registrando uma redução de 11,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que representa uma queda de 941 mil pessoas nessa condição.

Por outro lado, a população ocupada alcançou 103,3 milhões de pessoas, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior e apresentando um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior, resultando em um crescimento de 2,4 milhões de pessoas empregadas. O nível de ocupação, que indica a parcela de pessoas empregadas em relação à população em idade ativa, foi de 58,2%, mantendo-se estável em comparação trimestral e apresentando um aumento em comparação com o ano anterior, atingindo 57,3%.

Em relação aos rendimentos dos trabalhadores, o valor médio mensal habitual ficou em R$ 3.246, mostrando estabilidade em relação ao trimestre anterior e um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 3.319.