Agora Piauí

Tecnologia e prática social: educação modifica sociedade e garante dignidade

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Tecnologia e prática social: educação modifica sociedade e garante mais dignidade
Tecnologia e prática social: educação modifica sociedade e garante mais dignidade

Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, ressalta importância da educação de portas abertas para uma formação humanizada.

O ato de educar tem sido cultivado há muito tempo e representa diversos compromissos de aprimorar o desenvolvimento do ser, das relações sociais e de inúmeras práticas que impactam positivamente a sociedade. As inovações, tecnologias e práticas de ensino-aprendizado, em um contexto contemporâneo cada vez mais imerso no ambiente digital, trazem vantagens para o ensino e desafios para garantir uma aprendizagem que faça sentido e seja humanizada. Nesse contexto, a figura do educador(a) é peça fundamental e, por isso, anualmente, em 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. Mais do que uma data, esse marco temporal significa a valorização de uma categoria que utiliza ferramentas diversas para ensinar com comprometimento.

Além de comemorar o papel desses profissionais, a data também é uma oportunidade de refletir sobre os avanços do setor da educação no país e seus recursos pedagógicos que permitem uma interação direta entre alunos e docentes e, na mesma medida, a realização de atividades que unem a teoria às vivências da sociedade. A Doutoranda em Educação, Pró-Reitora de Graduação e Pós-Graduação da Unifacid Wyden, Profa. Gracinha Silveira, destaca que a rede de ensino desenvolve amplas atividades que têm como foco também o pilar do desenvolvimento social. “Nosso foco principal é sempre centralizar o aluno nos processos educacionais e, assim, gerar retornos à população”, expressa.

Além disso, a Pró-Reitora também destaca que garantir aos alunos o acesso à tecnologia permite transformar a experiência de ensino e preparar todos adequadamente para o mercado de trabalho em suas futuras áreas de atuação. Importante destacar que em “nossa Instituição eles têm contato com inovações educacionais. Dentre tantas iniciativas, temos ambientes virtuais de aprendizagem, estímulo à iniciação científica e extensão, semanas científicas e acadêmicas, mobilidade acadêmica, assim como um setor de carreiras que prepara e direciona ao mercado de trabalho”, compartilha. 

Projetos com foco na sociedade ampliam aprendizagem dos alunos

A formação acadêmica também exige uma relação direta com atendimento às demandas sociais de forma integrativa. Entre as inúmeras ações realizadas, a Pró-Reitora Gracinha destaca a condução do Projeto Inclusão Social da Terceira Idade com foco em promover a sociabilidade, afetividade e aprendizado com atividades regulares. “Também destaco a ação social da horta comunitária na Vila Ferroviária realizada pelos membros do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a associação de mulheres da Vila. É uma iniciativa que gera renda, autossustento e dignidade à sociedade”, pontua.

Além disso, ainda é executado o Projeto Pele Livre, desenvolvido pelo setor de Fisioterapia em parceria com instituições de acolhimento. O objetivo da ação é, de fato, acolher mulheres vítimas de violência doméstica. Por sua vez, o curso de Psicologia também realiza o projeto Acolhe(DOR) em parceria com o Ministério Público, que tem como foco atender as mulheres vítimas de violências com apoio psicológico na policlínica da Instituição. Tudo em sinergia para atuar de forma integral no bem-estar físico, psicológico e social do público feminino. “E diversas outras ações promovidas pelos nossos cursos ao longo de todo o ano”, frisa Gracinha.

A educação é um dos instrumentos mais poderosos para modificar o tecido social de forma positiva. O Dia do Professor, em especial, reforça a importância de quem ama ensinar e a compreensão de que projetos que transformam o dia a dia de quem realmente precisa são essenciais.

Fonte: Direto da Redação