UFPI destaca avanço em simulação de ruptura de barragens
Estudo inédito da UFPI reforça segurança em barragens brasileiras.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou um artigo inovador na Revista Caderno Pedagógico, um periódico classificado como Qualis Capes A2. O estudo aborda a utilização de novas tecnologias na simulação de ruptura de barragens e seus efeitos em áreas urbanas.
Intitulado “Aprimoramento de Estudos de Impactos Ambientais (EIAs) por simulação de ruptura de barragens com interferências”, o artigo tem como autores os professores Jean Prost e Mayra Fernandes, do Centro de Tecnologia da UFPI, além de Sarah Amaral, graduanda em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.
Prevenir rupturas de barragens exige estudos minuciosos para desenvolver Planos de Ação de Emergência (PAE) e elaborar mapas de inundação. Essas medidas são essenciais para proteger vidas humanas e animais, além de atender à legislação brasileira que assegura sustentabilidade e preservação ambiental.
Utilizando o software HEC-RAS, que simula o fluxo de água em canais e rios, o estudo realizou simulações de inundação na cidade de Piracuruca (PI). A pesquisa avaliou como a representação de quarteirões urbanos influencia modelos hidrodinâmicos de rompimento, concluindo que uma representação detalhada desses elementos é vital para criar cenários realistas de risco.
“O artigo apresenta dados precisos sobre o tempo de salvamento, grau de destruição potencial e possíveis perdas de vidas”, afirma o Prof. Jean Prost, um dos autores. Esse trabalho é fruto das atividades do Laboratório de Simulação de Ruptura de Barragens, inaugurado em junho na universidade em conjunto com o Ministério Público do Piauí.
A publicação, além de inédita, exemplifica o compromisso da UFPI com a produção de conhecimento científico de alta qualidade e sua aplicação prática em prol da sociedade. “Contribuições como esta podem auxiliar órgãos municipais, estaduais e federais”, destaca o Prof. Jean Prost.
A Revista Caderno Pedagógico é um periódico interdisciplinar que recebe contribuições inéditas de diversas áreas, promovendo práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e estudantes.