Agora Piauí

UFPI destaca avanço em simulação de ruptura de barragens

Estudo inédito da UFPI reforça segurança em barragens brasileiras.

Por Redação
Foto: Divulgação / UFPI Pesquisadores da UFPI publicam em periódico A2 artigo inédito sobre simulação de ruptura de barragens
Pesquisadores da UFPI publicam em periódico A2 artigo inédito sobre simulação de ruptura de barragens

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou um artigo inovador na Revista Caderno Pedagógico, um periódico classificado como Qualis Capes A2. O estudo aborda a utilização de novas tecnologias na simulação de ruptura de barragens e seus efeitos em áreas urbanas.

Intitulado “Aprimoramento de Estudos de Impactos Ambientais (EIAs) por simulação de ruptura de barragens com interferências”, o artigo tem como autores os professores Jean Prost e Mayra Fernandes, do Centro de Tecnologia da UFPI, além de Sarah Amaral, graduanda em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Prevenir rupturas de barragens exige estudos minuciosos para desenvolver Planos de Ação de Emergência (PAE) e elaborar mapas de inundação. Essas medidas são essenciais para proteger vidas humanas e animais, além de atender à legislação brasileira que assegura sustentabilidade e preservação ambiental.

Utilizando o software HEC-RAS, que simula o fluxo de água em canais e rios, o estudo realizou simulações de inundação na cidade de Piracuruca (PI). A pesquisa avaliou como a representação de quarteirões urbanos influencia modelos hidrodinâmicos de rompimento, concluindo que uma representação detalhada desses elementos é vital para criar cenários realistas de risco.

“O artigo apresenta dados precisos sobre o tempo de salvamento, grau de destruição potencial e possíveis perdas de vidas”, afirma o Prof. Jean Prost, um dos autores. Esse trabalho é fruto das atividades do Laboratório de Simulação de Ruptura de Barragens, inaugurado em junho na universidade em conjunto com o Ministério Público do Piauí.

A publicação, além de inédita, exemplifica o compromisso da UFPI com a produção de conhecimento científico de alta qualidade e sua aplicação prática em prol da sociedade. “Contribuições como esta podem auxiliar órgãos municipais, estaduais e federais”, destaca o Prof. Jean Prost.

A Revista Caderno Pedagógico é um periódico interdisciplinar que recebe contribuições inéditas de diversas áreas, promovendo práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e estudantes.