Agora Piauí

Arquidiocese de Teresina inicia Quaresma com celebração de Cinzas e convite

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Celebrações nas Paróquias
Celebrações nas Paróquias

Dom Juarez Marques presidirá a Santa Missa às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores

A Igreja Católica em Teresina se prepara para vivenciar o início do período quaresmal com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, que neste ano ocorre no dia 18 de fevereiro. Este é um tempo litúrgico de 40 dias dedicado à reflexão, ao arrependimento e à preparação espiritual para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

Neste dia (18), o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. A missa terá como um dos momentos mais significativos a imposição das cinzas nos fiéis, que simbolizam a penitência e a conversão. As cinzas são obtidas a partir da queima dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior.

Para o padre Anderson Fábio, o significado deste dia vai além de um simples rito. Ele explica que as cinzas funcionam como um despertar para a realidade humana. "O significado da Quarta-feira de Cinzas é como se fosse um espelho que traduz a nossa fragilidade, recordando que somos pó e ao pó retornaremos, mas também é uma oportunidade para encontrar nossa força. É um convite a olhar para dentro de nós mesmos e reconhecer o tempo de arrependimento", afirma o sacerdote.

Sobre o gesto de marcar a testa dos fiéis, o padre destaca que o simbolismo carrega uma mensagem de ação e esperança. "A imposição das cinzas é um sinal de que não somos apenas pó e matéria, mas pó em movimento. Somos pó com capacidade de amar, de sermos melhores e de agir", pontua, citando exemplos bíblicos de figuras como Jó, Daniel e os ninivitas, que usaram as cinzas como sinal de humildade diante de Deus.

A Quaresma é inspirada nos 40 dias em que Jesus esteve no deserto, enfrentando tentações e fortalecendo sua missão. Segundo padre Anderson, este período deve ser visto como um "deserto pessoal e espiritual", um momento de esvaziamento para que o cristão se abra ao que realmente importa: o amor a Deus e ao próximo.

Para viver este tempo com profundidade, a Igreja recomenda três pilares fundamentais que norteiam a caminhada cristã: a oração, que estabelece um diálogo constante com o Criador; o jejum, como um exercício de disciplina espiritual; e a caridade, que se traduz no gesto concreto de amor e cuidado com o irmão.

Diferente de uma mudança apenas externa, o período quaresmal deve ser vivido em busca de uma transformação interior. "O católico deve viver a Quaresma como tempo de conversão que inicia de dentro para fora, pois foi dessa forma que Jesus nos ensinou: 'O que sai da boca, vem do coração, e isso é que torna alguém impuro' Mt 15,18)", reforça o padre Anderson Fábio.

Celebrações nas Paróquias
Além da missa na Catedral com o arcebispo, as paróquias e comunidades que compõem a Arquidiocese de Teresina realizarão celebrações em horários diversos ao longo de toda a quarta-feira (18), facilitando a participação dos fiéis em todas as foranias da cidade e dos municípios vizinhos.

Fonte: Direto da Redação