Agora Piauí

Equatorial Piauí reforça dicas de segurança para evitar acidentes elétricos

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução As luzes natalinas geram calor, por isso é preciso evitar o contato
As luzes natalinas geram calor, por isso é preciso evitar o contato

Com a proximidade do período natalino, tradicionalmente as residências, comércios e espaços públicos ganham vida com luzes coloridas, pisca-piscas e outros adereços. Para garantir a segurança durantes as festividades, a Equatorial Piauí reforça importantes orientações que ajudam a evitar acidentes com energia elétrica. 

Marcos Túllio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, destaca que os cuidados com energia no Natal devem começar já na escolha dos itens decorativos. “A segurança começa com informação. Antes de comprar qualquer produto, é fundamental verificar se ele possui certificação do Inmetro e se está dentro dos padrões de segurança elétrica brasileiro. Além disso, é recomendável fazer uma revisão das instalações internas do imóvel, especialmente em casas mais antigas, para evitar sobrecargas e curtos-circuitos”, orienta. 

Em residências com crianças ou com pessoas que precisem de atenção mais direcionada, a supervisão constante de um adulto é indispensável, principalmente quando há objetos elétricos ao alcance, já que as luzes chamam muita atenção. Outro ponto que deve ser observado são as decorações mal instaladas ou com defeitos. Nesses casos, “essas instalações podem representar riscos sérios, como choques, queimaduras ou mesmo provocar incêndios”, reforça Marcos. 

É essencial que a população esteja atenta à segurança elétrica em todas as etapas da montagem da decoração. Por isso, não devem deixar fios soltos ou expostos em locais de circulação de pessoas, veículos ou animais. A Equatorial orienta evitar o uso de extensões improvisadas ou “benjamins”, conhecidos como “T’s”, para conectar vários equipamentos em uma única tomada — prefira filtros de linha com proteção contra mudanças nos níveis de tensão. 

As luzes natalinas geram calor, por isso é preciso evitar o contato com objetos que possam pegar fogo. Além disso, a árvore de Natal deve ser posicionada longe de cortinas, tapetes e outros materiais inflamáveis, e as luzes devem ser desligadas sempre que a casa estiver vazia. Produtos com tomadas fora do padrão ou fios desencapados devem ser evitados. Não é permitido fazer decoração próximo da rede elétrica ou usar postes como suporte para enfeites. 

Em ambientes externos, a atenção deve ser redobrada com cercas elétricas, grades metálicas e estruturas que possam conduzir eletricidade. Nesses locais devem ser utilizados produtos resistentes à umidade e às variações de temperatura, conforme recomendações do fabricante. 

Quando ocorrer um acidente elétrico, a recomendação é não tocar diretamente na vítima. O ideal é desligar imediatamente o disjuntor ou a chave geral do imóvel e acionar os serviços de emergência. Para situações envolvendo a rede elétrica, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros (193) e com a Central de Atendimento da Equatorial Piauí pelo número 0800 086 0800. Ter esses números à mão durante o período festivo pode fazer toda a diferença em uma situação crítica.

Fonte: Direto da Redação