Agora Piauí

Exercício físico é aliado na prevenção do câncer de próstata

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Para quem deseja abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é procurar orientação
Para quem deseja abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é procurar orientação


Mais do que uma campanha de conscientização, o Novembro Azul é um convite à mudança de hábitos. Entre as principais ações preventivas contra o câncer de próstata, o exercício físico ocupa um lugar de destaque. A prática regular de atividades, segundo especialistas, contribui não apenas para a prevenção do câncer, mas também para o controle de doenças crônicas e para o bem-estar emocional.

De acordo com Aureliano Machado de Oliveira, professor da Afya Uninovafapi, o exercício atua em diversas frentes de proteção. "A prática regular do exercício físico em todo o ciclo da vida traz benefícios diretos na prevenção dos vários tipos de câncer, pois promove uma otimização da resposta imunológica e da sensibilidade à insulina — fatores preponderantes na gênese do câncer", explica Aureliano, que é mestre em Engenharia Biomédica e pesquisador na área de câncer e exercício físico.

Além disso, ele destaca os chamados benefícios indiretos, como a adoção de um estilo de vida saudável, a melhoria do sono e a redução de comportamentos sedentários.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa, podendo haver uma combinação entre ambas.

"Com o auxílio de um profissional de educação física, essa dosimetria pode ser implementada de forma personalizada, considerando as atividades com as quais o indivíduo tem mais afinidade", orienta o educador.

Mas os efeitos positivos não se limitam ao corpo. A saúde mental também se beneficia significativamente.
"A prática de exercício físico orientado promove a redução do nível de estresse, reduz sintomas de ansiedade e regula o ciclo circadiano do sono, atenuando respostas fisiológicas deletérias", afirma.
"Manter-se ativo contribui para o controle da harmonia de todos os sistemas do organismo", reforça.

Para quem deseja abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é procurar orientação adequada. "Cada indivíduo possui uma relação diferente com a prática do exercício físico, por isso é importante uma consulta com o profissional que possa direcionar uma prática segura e eficaz", recomenda. Segundo ele, o ideal é iniciar com uma avaliação médica e, em seguida, incorporar gradualmente o movimento na rotina.
"A palavra de ordem é mexa-se e experimente todos os benefícios da prática regular de exercício físico", reforça Aureliano.

Fonte: Direto da Redação