Volta às aulas: Retomar a rotina das crianças e adolescentes de forma saudável
As férias chegaram ao fim, e a reorganização da rotina de crianças e adolescentes passa a ser o foco principal de pais e responsáveis. Durante o período de descanso, é comum que ocorram mudanças na alimentação, no sono e na organização do dia a dia, já que o tempo em casa é maior e não há a preocupação com as atividades escolares.
A adaptação da nova rotina consiste em moldar os hábitos negativos adquiridos nas férias, a exemplo da alimentação, que nesse período costuma ter mais açúcar ou consumos excessivos, necessitando, de forma segura, a reeducação alimentar.
Segundo a nutricionista da clínica DMI, Silvia Fernanda, é necessário atenção nessa prática. “Temos que fazer isso gradativamente, não é uma coisa fácil de se realizar, principalmente se a criança já estiver com seus hábitos alimentares adaptados. Tudo o que é novo, a criança tende a resistir até se acostumar com a nova rotina. Então, a dica é introduzir a alimentação saudável aos poucos.”
O início do ano, juntamente com a volta às aulas, é marcado por ansiedades e novidades e, por isso, é necessário atenção e cuidado integral com a saúde das crianças e adolescentes. Na alimentação, “o diálogo é a melhor maneira de iniciar a nova rotina, explicando o que irá passar a ter no cardápio escolar”, explica a nutricionista.
Além de seguir uma alimentação equilibrada, ter uma boa noite de sono, praticar alguma atividade física, utilizar pouco tempo de tela, se hidratar e ter pausas de descanso durante as atividades são exemplos de hábitos que devem ser incluídos na rotina dos jovens para, assim, garantirem bem-estar e sucesso no ano letivo.
Fonte: Direto da Redação