Agora Piauí

Autismo no Piauí: Cerca de 38 mil pessoas diagnosticadas, maioria homens

Descubra os dados do IBGE sobre o autismo no Piauí: 38 mil diagnósticos, predominância mas

Por Redação
Foto: Divulgação/ Equatorial O mês de abril é voltado à conscientização mundial sobre os direitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA); o que inclui o benefício que pode reduzir a conta de luz em até 65% para famílias de baixa renda com autistas.
O mês de abril é voltado à conscientização mundial sobre os direitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA); o que inclui o benefício que pode reduzir a conta de luz em até 65% para famílias de baixa renda com autistas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo Demográfico 2022 revelando que cerca de 38 mil pessoas no Piauí possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse número representa aproximadamente 1,2% da população do estado.

Perfil dos Diagnosticados

A prevalência de autismo no Piauí é maior entre os homens, atingindo 1,5%, em comparação com 0,8% nas mulheres. Isso totaliza 23.978 homens e 13.878 mulheres com diagnóstico declarado. Além disso, o autismo é mais comum em crianças, com 16.354 menores de 0 a 14 anos diagnosticados.

Quanto à distribuição por cor ou raça, os dados mostram que a maior proporção de autismo foi registrada entre pessoas que se declararam indígenas (2,3%), seguidas por brancas (1,3%), pardas (1,1%), pretas (1,0%) e amarelas (1,0%).

Educação e Autismo

O Censo 2022 também revelou que no Piauí, 43,52% das pessoas diagnosticadas com autismo estão inseridas no sistema educacional, ultrapassando a média da população geral do estado, que é de 26,12%. Entre os homens com TEA, a taxa de escolarização é ainda maior, atingindo 51,26%, comparado a 26,2% dos demais. No caso das mulheres, a diferença também se destaca, com 31,5% das diagnosticadas frequentando instituições de ensino, em comparação com 26% da população feminina em geral.

Autismo no Brasil

A nível nacional, mais de 2 milhões de brasileiros têm diagnóstico de TEA, o que equivale a 1,2% da população, conforme dados do Censo 2022 do IBGE. A Lei nº 13.861 de julho de 2019 determinou a inclusão do quesito sobre autismo nos censos demográficos, resultando nessa importante atualização estatística.

Esses números refletem a importância de compreender e apoiar as pessoas com autismo, bem como de promover a inclusão e o acesso a serviços educacionais e de saúde adequados.