Blitz ONEE realizou programação com alunos da rede pública e municipal

As atividades incluíram dinâmicas interativas com alunos e reuniu diretores da Aneel, do Instituto Abradee e Equatorial Piauí; inscrições para a ONEE seguem abertas.
Na última sexta-feira (12), Teresina foi palco de mais uma etapa da agenda nacional da Blitz ONEE — ação interativa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), considerada a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro. Na capital, a mobilização aconteceu em dois momentos: pela manhã, com apoio da rede estadual de ensino, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona norte, e à tarde, na Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, no bairro Esplanada, em parceria com a rede municipal de educação. Alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental participaram de atividades práticas e educativas sobre o uso consciente da energia.
O evento contou com a presença de autoridades e lideranças do setor elétrico e da educação. O presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, ressaltou o compromisso da empresa com a iniciativa. “A Equatorial Energia apoia a Olimpíada para incentivar o conhecimento sobre eficiência e segurança no uso da energia elétrica. Ontem, dia 11 de setembro, um convênio foi firmado com a prefeitura de Teresina para ampliar ações educativas junto aos estudantes. O Piauí já foi o segundo estado em número de inscrições na ONEE, e a meta agora é dobrar esse resultado”, afirmou.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, destacou que hoje “o Piauí tem a maior usina solar de toda a América Latina”. Além disso, ressaltou que um aspecto importante da Olimpíada é que ela “ensina a economizar energia, o que é fundamental tanto para o bolso quanto para a preservação do meio ambiente”, pontuou. Também presente, o diretor institucional da Abradee, Felipe Starling, frisou que “o propósito da Olimpíada é os alunos aprenderem a usar a energia de forma consciente, inteligente e sustentável. Eles terão a oportunidade de estudar sobre o setor elétrico e entender sua organização”, endossou.
Presente na atividade, o coordenador da Olimpíada Nacional de Ciências, Jean Catapreta, lembrou a relevância da iniciativa no cenário educacional. “Ela (ONEE) possibilita que medalhistas tenham acesso direto à segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências. Em 2024, quase 2 mil estudantes conquistaram essa oportunidade graças ao desempenho na ONEE”, observa.
Dessa forma, o incentivo à educação e consciência sustentável anda lado a lado. Presente no evento, a secretária de Educação em Exercício da SEMEC, em Teresina, Irene Lustosa, também destacou o valor pedagógico da ação. “Fiquei muito feliz em estar junto com parceiros tão importantes para a nossa área de ensino. Uma Olimpíada como essa é uma grande oportunidade de aprender de forma mais dinâmica, divertida e interativa”, reconhece. Para Aldemir Alves, diretora da Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, possibilitar espaços de troca e aprendizado aos alunos contribui para a formação deles. “É importante porque eles aprendem a eficiência energética na prática e sobre questões do meio ambiente na escola”.
Os encontros visaram levar aos alunos novas percepções sobre o uso da energia. O diretor de Energia, Comunicação e Gás Canalizado da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí, Dionatas Rayron, compartilhou que “foi um evento fantástico por proporcionar atividades de eficiência energética nas escolas estaduais e municipais. É uma oportunidade para a juventude se desenvolver na vida escolar e compreender a importância da energia em nossas vidas”.
Saiba como se inscrever na ONEE
A blitz realizada em Teresina integrou o calendário da ONEE 2025, que segue com inscrições abertas até 30 de setembro no site www.onee.org.br com meta de alcançar meio milhão de alunos da rede pública e privada em todo o país inscritos na Olimpíada. Dayane Matos, Líder de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, explicou que todas as distribuidoras do Brasil participam dessa ação. Ela frisou que é uma Olimpíada que fala sobre eficiência energética na modalidade de gamificação. “Os alunos de rede pública e privada vão ter oportunidade de aprender de forma divertida. Os professores vão poder trazer essas discussões sobre eficiência energética e sustentabilidade com outras abordagens, bem legais, e que vai engajar as escolas. São as escolas e professores que realizam as inscrições e todas as informações estão no site oficial”.
Blitz ONEE envolve estudantes e professores a pensar sobre energia
A Blitz ONEE teve como objetivo aproximar os estudantes de temas como sustentabilidade, consumo consciente de energia, uso eficiente de equipamentos domésticos e a matriz energética brasileira. A programação incluiu palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, transformando conceitos técnicos em experiências práticas e engajadoras.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE tem como empresa proponente em 2025 a RGE, distribuidora do grupo CPFL, e conta com a participação de 48 distribuidoras de energia em todo o país.
Fonte: Direto da Redação