Curso de pedagogia da UESPI promove mostra em celebração ao dia do brincar
Mostra de Brinquedos e atividades pedagógicas marca o Dia Internacional do Brincar na UESP

O curso de Pedagogia da UESPI celebrou o Dia Internacional do Brincar, em 28 de maio, com uma Mostra especial repleta de atividades e brinquedos pedagógicos. O evento teve como objetivo principal incentivar a reflexão sobre o papel do brincar no desenvolvimento humano, trazendo tanto diversão quanto aprendizado para a comunidade acadêmica.
Explorando a Importância do Brincar
A Mostra de Brinquedos contou com uma variedade de jogos de tabuleiro, brinquedos artesanais e brincadeiras tradicionais, sendo aberta ao público da universidade. Os visitantes puderam participar de desafios como jogo da velha e arremesso de bola, além de uma oficina à noite para entender o funcionamento de cada objeto lúdico apresentado pelos alunos.
A Visão dos Organizadores
A professora Osmarina de Oliveira, responsável pelo evento e pela disciplina de “Lúdico e Educação”, ressaltou que a atividade proporcionou tanto aprendizado quanto diversão aos alunos, enfatizando a importância do brincar no processo formativo. "A gente aprende brincando. Temos alunos que serão responsáveis por educar crianças pequenas, então é fundamental compreender o brincar como uma parte essencial desse processo", pontuou.
Valorizando a Infância e o Aprendizado
A diretora do CCECA, Valdirene Gomes, destacou a relevância do brincar como uma ferramenta de desenvolvimento para as crianças, enfatizando a importância de valorizar esse momento na formação dos indivíduos. Ela ressaltou a oportunidade de reflexão que o projeto proporcionou a toda a comunidade acadêmica, convidando a comunidade uespiana a refletir sobre o Dia Internacional do Brincar.
Percepções dos Alunos
Alunos como Saralia do Espírito Santo e Júnior Oliveira ressaltaram a relevância do evento para compreender a importância do brincar no processo de aprendizagem das crianças e como futuros professores. A exposição de brinquedos pedagógicos e sustentáveis ofereceu insights sobre a diversidade de brincadeiras e a essência da profissão docente, reforçando a centralidade do brincar nas séries iniciais como forma de transmitir valores e ensinamentos fundamentais para a formação das crianças.